Acadêmicos da UCDB ensinam programação e robótica para a comunidade por meio do projeto OBI/OBR

24/04/2018 - 7:00 - Extensão

Fonte: Natalie Malulei

Grupo de trabalho do OBI/OBR junto com os alunos do ensino fundamental e médio que participam do projeto

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Extensão

Dar os primeiros passos na área de programação e robótica ainda no ensino fundamental e médio, é o que proporciona o projeto de extensão OBI/OBR, desenvolvido por acadêmicos de cinco cursos da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). As aulas em 2018 foram retomadas neste mês e, ao todo, 50 estudantes de cinco escolas municipais de Campo Grande estão sendo atendidos.

São nos laboratórios de informática e de robótica da UCDB, toda quarta-feira, das 13h às 17h, que os alunos aprendem a utilizar o kit lego e são preparados para participarem da Olimpíada Brasileira de Robótica e também da Olimpíada Brasileira de Informática.  

Segundo a coordenadora do projeto, professora Ana Karina Vieira da Silva, as aulas são divididas em dois momentos: “Na parte da informática a gente ensina o raciocínio lógico e a programação, a partir de exercícios que são disponibilizados na página das olimpíadas, na internet. Após isso, há a parte da robótica em que os estudantes aprendem a programar os robôs para executarem diversas tarefas que são exigidas nas competições”, esclareceu.

Para que os estudantes consigam aprender e executar essas ações, eles recebem o apoio dos extensionistas que são acadêmicos dos cursos de Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Mecânica, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema (Tads). Com o apoio dos professores envolvidos no projeto, são os universitários que elaboram as aulas e dão suporte aos pequenos.

De acordo com o professor Raphael Ceni, responsável pela área de robótica do projeto, esse processo de elaboração das aulas é importante, não só para que os acadêmicos aprendam mais, mas também porque a forma como o conteúdo é passado pode despertar nas crianças e adolescentes o interesse por este tipo de conhecimento.

“A ideia do projeto é tornar essas disciplinas que muitas vezes são vistas como extremamente difíceis em um aprendizado prazeroso. Então quando você tem uma atividade prática e divertida para isso, como é o caso da robótica, você também aproxima os alunos que ainda estão no ensino médio e fundamental dos cursos de graduação que envolvem esta área”, comentou Raphael.

Novas parcerias

Este ano, além de atender os alunos do ensino fundamental e médio de escolas municipais, o projeto OBI/OBR também firmou uma parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) com o intuito de ensinar aos estudantes a parte de robótica.

As aulas são ministradas toda terça-feira, das 14h às 16h, e o extensionista Roger Eibel, aluno de Engenharia Mecânica, é o responsável pela elaboração do conteúdo com o suporte dos professores e demais acadêmicos envolvidos. A parceria foi intermediada pelo professor Dejahyr Lopes Júnior.

Desenvolvimento de pesquisas

Mais do que ensinar os estudantes, o trabalho desenvolvido por meio do OBI/OBR tem inspirado os acadêmicos para a área da pesquisa. Com base nas ações do projeto, a aluna de Engenharia Elétrica Stéfany Oliveira, junto com os docentes que integram a extensão, escreveu um artigo a respeito das metodologias aplicadas durante a as aulas.

Após ser submetido, esse artigo científico foi aceito pela VI Conferência de Extensão do Mercosul, que será realizada a partir de hoje (24) até sexta-feira (27), em Tandil, na Argentina. O estudo será apresentado em uma mesa de discussão com o tema “Comunicação, Educação e Cultura”. Durante o evento, o trabalho será apresentado pela professora Ana Karina.

Para obter mais informações sobre o projeto OBI/OBR  entre em contato com a área de Programas e Projetos de Extensão da UCDB por meio do número (67) 3312-3574 e acompanhe a página do projeto no Instagram por meio do ig @projetoobiobrucdb.