Welcome Day: Programa Erasmus Mundus recebe novos intercambistas

07/03/2017 - 9:00 - Cooperação Internacional

Fonte: Ellen Prudente

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Cooperação Internacional

Assessoria de Relações Internacionais e os programa de pós-graduação em Desenvolvimento Local e em Biotecnologia — Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizaram, na tarde desta segunda-feira (6), a cerimônia de acolhimento Welcome Day. O evento recepcionou os alunos último semestre da quinta turma do Programa Erasmus Mundus — Mestrado Internacional em Desenvolvimento Territorial Sustentável.

Programa possibilita o intercâmbio entre estudantes de todo o mundo e é promovido pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) em parceria com três universidades europeias: Universidade Pantheon-Sorbonne Paris 1 (França), Universidade de Estudos de Pádua (Itália) e Universidade de Louvain (Bélgica). As disciplinas que compuseram a grade dos três primeiros semestres foram cursadas pelos alunos na Europa e, agora, que estão no último período realizarão os estágios e dissertações no Brasil.  

Na cerimônia de recepção dos estudantes, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Dr. Hemerson Pistori, a assessora de Relações Internacionais da Católica, Dra. Cleonice Alexandre Le Bourlegat, junto com professores dos mestrados e doutorados deram boas-vindas aos intercambistas e expuseram a importância da experiência proporcionada por viver e estudar fora do país de origem para a vida profissional.

Ao todo cinco mestrandos compõem o grupo de intercambistas: Caterina Dada (Itália), Janine Alisha Gölz (Alemanha), Dao Thu Trang (Vietnã), Felipe Thornberry Giraldo (Colômbia) e Vicent Vasseur (Bélgica). Eles estão desenvolvendo dissertações em diversas áreas do conhecimento como: ciência lingüística, gestão internacional, arquitetura, ciências sociais e engenharia comercial. Além deles, também participou do Welcome Day Miguel Mendoza, acadêmico de Letras da Universidade Silva Henriquez do Chile, que vai permanecer na Católica por um semestre por meio do programa de bolsas Santander.

"Tudo aqui aparenta ser muito diferente do meu país, a comida, a cultura, o clima, a forma com que as pessoas se tratam, todos aqui parecem apreciar mais a vida”, conta a mestranda Janine da Alemanha.  Já Dao Thu, do Vietnã falou sobre o que espera da experiência: “Estou muito animada com tudo, tanto na parte da minha pesquisa quanto em relação à cultura. A diversidade me encanta, e o Brasil parece ser vários países dentro de um".

Erasmus Mundus visa a melhorar a qualidade do ensino superior e incentivar o diálogo e a compreensão entre povos e culturas por meio da mobilidade e cooperação acadêmica. “A troca de experiência entre nós e os mestrandos é muito grande, aprendemos com eles e eles conosco, e o mais interessante é que chegaram com vontade de nos conhecer e abertos a experimentar nossa cultura”, explica Dra. Cleonice. Mais informações podem ser obtidas pelo número (67) 3312-3489.