Mestrandos participam de boas-vindas do programa Erasmus Mundus

15/03/2016 - 9:00 - Cooperação Internacional

Fonte: Silvia Tada

cerimônia oficial de boas-vindas à Universidade Católica Dom Bosco

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Cooperação Internacional

 

Alunos integrantes do Mestrado Internacional em Desenvolvimento Territorial Sustentável Erasmus Mundus participaram, na manhã de ontem (14), da cerimônia oficial de boas-vindas à Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Participaram da reunião, denominada Welcome Day, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Dr. Hemerson Pistori, a coordenadora do programa na Católica, Dra. Cleonice Alexandre Le Bourlegat, e dois representantes da Universidade Católica Silva Henríquez, do Chile.

“Alguns dos maiores problemas da sociedade atual dependem de pessoas que possam trabalhar juntas para encontrar soluções. Vocês deram esse primeiro passo: procurar conhecer a realidade de outras sociedades e, aqui no Brasil, conhecer a fundo a realidade, além dos estereótipos”, afirmou professor Hemerson, que representou o Reitor da UCDB, Pe. Ricardo Carlos, durante o evento.

São nove mestrandos da Europa e América Central realizando estudos no Brasil, como a fase final do mestrado internacional, em que realizam estágio e finalizam a monografia. Além deles, há uma acadêmica de doutorado realizando pesquisas no País. O programa Erasmus Mundus é uma parceria entre a UCDB, a Universidade de Pantheon-Sorbonne Paris 1 (França), Universidade de Estudos de Pádua (Itália) e Universidade de Louvain (Bélgica). Esta é a quarta turma de mestrandos que a Católica recebe.

De acordo com a professora Cleonice, as monografias podem ser defendidas em junho, setembro ou dezembro.

Chile

Em visita à UCDB, a secretária acadêmica Ximena Canelo e o decano Alvaro Azuña, representantes da Universidade Silva Henriquez, participaram do Welcome Day. Eles estão na UCDB para uma visita de três dias, em que conhecerão projetos de extensão e terão mais informações sobre cursos de graduação como Direito, Psicologia, Nutrição e Serviço Social.

O intercâmbio entre acadêmicos da universidade chilena e da UCDB tem aumentado. As viagens são viabilizadas pelo programa Santander Universidades. Mais informações sobre a área de Relações Internacionais podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3614.