UCDB ganha cinco novos doutores Honoris Causa em Direitos Humanos

13/08/2015 - 9:00 - UCDB

Fonte: Silvia Tada e Kamilla Arguello

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

A Universidade Católica Dom Bosco ganhou cinco novos Doutores Honoris Causa, na noite de ontem (12), em cerimônia repleta de emoção e reconhecimento pelo trabalho educacional e missionário de professores e salesianos. Receberam a homenagem Ir. Adalbert Heide, Pe. Bartolomeo Giaccaria, Pe. Gonçalo Alberto Ochoa Camargo e os professores Dr. Antonio Brand e Dra. Mariluce Bittar, ambos in memoriam, representados por seus filhos, Luciana Brand e André Bittar.

“No ano do Bicentenário do Nascimento de Dom Bosco, sentimo-nos profundamente honrados e enaltecidos pela concessão do título de Doutor Honoris Causa a estas cinco personalidades, que nos deixam uma grande mensagem: Que uma vida vivida com paixão, dedicação e a serviço dos outros é uma causa nobre e realizadora”, discursou o Chanceler da UCDB e presidente da Missão Salesiana de Mato Grosso, Pe. Dr. Gildásio Mendes dos Santos. “Somente uma grande Universidade sabe valorizar, promover e honrar os seus educadores através do reconhecimento de tamanha importância e significatividade como o título ora concedido”, complementou.

Participaram da cerimônia o Reitor da UCDB, Pe. José Marinoni, os Pró-Reitores de Administração, Ir. Altair Monteiro da Silva, de Desenvolvimento Institucional, Ir. Gillianno Mazzetto, de Graduação, Conceição Aparecida Butera, de Pesquisa e Pós-graduação, Hemerson Pistori, e de Extensão e Assuntos Comunitários, Luciane Pinho de Almeida, além dos membros do Conselho Universitário, salesianos, diretores e colaboradores da UCDB, acadêmicos e professores.

“Concedemos o título a cinco pessoas que se destacaram na defesa dos Direitos Humanos: salesianos missionários que desenvolvem importante trabalho com indígenas e professores que nos deixaram, mas que continuam presentes na memória dos colegas docentes e seus acadêmicos”, enfatizou Pe. Marinoni.

Em seu discurso, Pe. Bartolomeo Giaccaria, em nome dos demais religiosos, relembrou os 120 anos da presença salesiana em Mato Grosso e nomeou salesianos que desenvolveram e continuam a trabalhar nas missões com as etnias bororo e xavante. “Que o sonho de Dom Bosco, que nos motivou a trabalhar, também continue a motivar pessoas comprometidas com os direitos humanos”, afirmou.

Emocionados e agradecidos, Luciana Brand e André Bittar relembraram a dedicação de seus pais e o comprometimento com a UCDB. “Meu pai, que nos deixou precocemente, alcançou a realização profissional. Ele encontrou, na academia, o caminho para lutar pelas comunidades indígenas e sempre contou com apoio irrestrito da UCDB”, disse Luciana. André, junto com a irmã, Carime Bittar, também agradeceu: “O que a UCDB está fazendo é reconfortante e agradecemos pelo reconhecimento. Isso significa que nossa mãe conseguiu perpetuar seu nome e suas pesquisas para as próximas gerações”.

Após a cerimônia, os convidados visitaram a exposição fotográfica de autoria de André Bittar, no bloco Administrativo.