Termina hoje o II Encontro Nacional de Acadêmicos Indígenas

07/08/2014 - 7:00 - UCDB

Fonte: Julia Pistori

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Hoje é o último dia do II Encontro Nacional dos Acadêmicos Indígenas (ENEI), que este apresentou como tema “Políticas Públicas para os acadêmicos e egressos indígenas: avanços e desafios”. O encerramento será realizado no Ginásio Poliesportivo Dom Bosco, a partir das 10h.

Para fechar a programação haverá a última mesa, com a discussão do relatório final do II ENEI, com a presença de Augusto Ventura (USP), Milton Bokodoregaru (UCDB), Simone Eloy Terena (UFRJ), Adriano Boro Makuda (UFMT) e Tatiane Martins (UEMS).

Este evento teve como objetivo criar um espaço de interação e socialização entre os povos indígenas e os não indígenas, havendo apresentações de pesquisas, mesas redondas de discussões, permitindo que haja uma interação e troca de experiência entre as pessoas.

Programação

A abertura aconteceu na segunda-feira (4) na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). A mesa de abertura contou com a presença do Reitor da Católica Pe. José Marinoni, o representante da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) Fernando de Luiz Brito Vianna, a secretária de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade de Inclusão (SECADI/MEC) Dra. Rita Gomes do Nascimento Potiguara, e a representante da comissão organizadora Simone Eloy Terena e uma apresentação cultural.

Nos dias 5 e 6 o evento prosseguiu no Eco Hotel do Pantanal. Os dois dias com apresentações culturais, e cinco mesas redondas com os temas “Diálogos dos novos desafios da Pós-formação”, “O estudante indígena e a luta pelo território tradicional”, “O pesquisador indígena e a sua comunidade”, “O profissional indígena na construção de uma saúde indígena diferenciada” e “Universidade Intercultural Indígena no Brasil”, além de apresentação do vídeo sobre a situação atual dos povos Indígenas de MS, diálogos Ameríndios: Apresentação de Pesquisas Indígenas, Amostra de Arte Nativa Indígena: Trajes Étnicos das Etnias.