Reitor da UCDB e Pró-Reitor de Pesquisa tomam posse no Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação

31/07/2015 - 8:00 - UCDB

Fonte: Silvia Tada

Representantes de 25 entidades compõem o Fórum de CT&I

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

O Reitor da Universidade Católica Dom Bosco, Pe. José Marinoni, e o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Dr. Hemerson Pistori, tomaram posse, ontem pela manhã, no Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul. A cerimônia foi realizada no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-MS), com a presença do ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, o do governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja.

Além da posse, foi autorizada a contratação de 95 projetos de pesquisa e inovação pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado (Fundect/MS), em parceira com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnologia (CNPq) em diversos programas de fomento.

“Sem ciência e pesquisa não construímos uma sociedade democrática, não melhoramos a saúde, a educação, não garantimos qualidade de vida para população. É a ciência que produz o desenvolvimento do País. A competitividade depende da inovação”, destacou o ministro, em seu pronunciamento.

O Fórum é formado por representantes de 25 instituições e terá a missão de ajudar a construir uma política estadual de ciência, tecnologia e inovação. É vinculado à Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica, como órgão colegiado de caráter consultivo. Foram criadas dez câmaras temáticas: Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), Ambientes de Inovação, Estado Digital Inteligente, Economia Criativa, Intensificação da Produção em Pastagens Degradadas, Cadeias Produtivas, Ciência e Tecnologia na Educação, Bioeconomia, Biodiversidade e Bioenergia.