Publicitário e jornalista Rafael Sampaio ministra palestra durante Fórum SuperAção

22/06/2017 - 8:00 - UCDB

Fonte: Natalie Malulei

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

“Marketing, a ferramenta que alavanca o presente e assegura o futuro” foi o tema do Fórum SuperAção de 2017, realizado na noite desta quarta-feira (21), no anfiteatro do bloco A da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Além de profissionais da área de Publicidade e Propaganda, os acadêmicos do curso da Católica finalistas do Prêmio Morena de Criação Publicitária deste ano também participaram da ação.

O evento, promovido pela TV Morena — afiliada da Rede Globo em Campo Grande, em parceria com o Sindicato das Agências de Propaganda de Mato Grosso do Sul (Sinapro/MS) e também com a Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), trouxe como palestrante o publicitário e jornalista que é referência no Brasil em comunicação e marketing, Rafael Sampaio.

Ao contrário de fórmulas inovadoras para atingir o sucesso quando o assunto é publicidade, Rafael falou sobre a importância do clássico. Para ele, boa parte do que funciona em comunicação e marketing é executado com base em conceitos que sempre tiveram bons resultados e, por conta disso, muitas vezes é preciso resgatar o passado para operar o futuro.

“Não quer dizer que a gente vai fazer exatamente igual, o mesmo layout, a mesma linguagem, mas as técnicas básicas de marketing  são as clássicas com algumas pinceladas de inovação. Mesmo o universo digital que deixou todo mundo fascinado, hoje, os resultados são poucos em relação ao que foi prometido. Esse meio ainda não desenvolveu formas tão eficazes como os anúncios em jornal e revista, outdoors e até mesmo comerciais em TV e rádio”, pontuou o especialista.

Rafael ainda expôs a importância dos profissionais que atuam na área saberem convencer o empresário da relevância da publicidade para que ele invista em propaganda: “O marketing não é uma atividade que de modo em geral o empresário acredita por natureza, poucos creem espontaneamente  e a maioria precisa aprender isso. Em alguns momentos do passado as equipes que atuam na área já souberam se vender e se colocar, mas depois de conquistar a confiança, o pessoal acha que a vida tá ganha e não precisa criar novas estratégias, algo que não é verdade. É preciso conquistar cada empresário todos os dias”.

Após a palestra de Rafael, o especialista compôs uma mesa-redonda formada pelo coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da UCDB, Elton Tamiozzo e, também, pelo publicitário Miguel Pontes, representante do Sinapro/MS. Os especialistas discutiram o tema abordado e abriram para perguntas do público.

Segundo coordenador Elton, a propaganda envolve muita pesquisa antes do processo criativo e ao cumprir todas essas etapas os profissionais tendem a acertar. Ele pontuou também que apesar do clássico funcionar, existe uma transição para o meio digital e ainda não é possível prever o resultado disso.

“O mercado digital está em expansão, nós temos alunos de vários semestres indo para esta área por meio do estágio, outros, graduados, formam empresas, mas é aquela história: é preciso sentir o mercado, ainda mais porque a propaganda tem uma obrigação com resultados do cliente, então ainda estamos nessa transição”, alertou o professor.