Projeto OBI/OBR ensina robótica a alunos da Capital

22/04/2015 - 13:00 - UCDB

Fonte: Maria Mariana Ostemberg

Alunos vêm até a UCDB para participar do projeto

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), por meio do Setor de Programas e Projetos de Extensão, desenvolve o projeto Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) e Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). O projeto visa a fazer um treinamento de alunos de escolas estaduais, municipais e particulares que tenham interesse em participar dessas competições.

Nos treinamentos semanais, os alunos podem fazer provas anteriores do site da OBI e da OBR e fazem também exercícios que os professores e extensionistas elaboram. As parcerias com as escolas são feitas através de uma pré-seleção com os alunos interessados, para ver se possuem algum conhecimento sobre informática e robótica e firmam parceria se tiverem dez ou mais alunos interessados. Atualmente, as escolas parceiras do projeto são a Escola Estadual Riachuelo e Escola Estadual Oswaldo Cruz.

O foco do projeto são escolas que possuem parcerias e alunos do ensino médio, porém, existem exceções para alunos de escolas independentes que possuem interesse mesmo não sendo ainda do ensino médio. É o caso do Alexandre Gavera Cristal, do Colégio Status, do 7º ano do ensino fundamental, que participa do projeto e conta que gosta muito de estar envolvido no OBI/OBR. “Aqui estudamos lógica, matemática, robótica e é tudo muito divertido”, relatou. 

A coordenadora do projeto de extensão, professora Me. Ana Karina Vieira da Silva, falou os benefícios que o projeto oferece aos os alunos participantes e aos extensionistas. “O foco do projeto OBI/OBR é preparar o aluno para as olimpíadas, mas aqui também eles têm a oportunidade de conhecer mais sobre os cursos das áreas estudadas. Os participantes também podem se destacar nas suas escolas, pois eles aprendem também matemática, física e química. Os extensionistas e voluntários do projeto são dos cursos de Engenharia de Controle e Automação, Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia de Computação. São alunos de todos os semestres e aqui eles podem obter conhecimento além do que adquirem em sala de aula, pois são eles que preparam as atividades e passam para os alunos, sob a minha supervisão” declara.

O extensionista George Francisco Souza da Silva, acadêmico de Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas do 1º semestre relata como a sua participação no OBI/OBR tem ajudado em sua vida acadêmica. “O projeto serve para nós, extensionistas e voluntários, como um estágio, pois aqui o que aprendemos em sala de aula podemos repassar para os alunos e acabamos aprendendo ainda mais”, explicou.

A coordenadora do projeto pela Secretaria de Estado de Educação e pela divisão de tecnologia educacional, professora Me. Ana Maria Ribas, ressalta como essa iniciativa da UCDB tem incentivado os alunos a se interessarem pelos estudos: “Esta é uma forma de ampliar a visão de mundo deles, um incentivo para que eles enxerguem além dos muros da escola”.

O projeto OBI/OBR acontece o ano todo, todas as terças-feiras e sextas-feiras, das 14h às 16h30, no Bloco C. Para mais informações ligue para o setor de programas e projetos de extensão (67) 3312-3324.