Projeto de pesquisa convoca voluntários afrodescendentes

27/09/2016 - 7:00 - UCDB

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

Projeto de pesquisa Estudo Genômico de Coorte em Psiquiatria entre Afrodescendentes, liderado pelo professor Dr. André Barciela Veras, do Programa de Mestrado e Doutorado em Psicologia da UCDB , recruta afrodescendentes saudáveis para participar de pesquisa. Será coletado uma amostra de sangue dos voluntários para análise do genoma e posterior comparação com o material genético de indivíduos afrodescendentes com esquizofrenia ou transtorno bipolar.

Os interessados devem procurar a Clínica-Escola de Psicologia para marcações (3312-3638 e 3312-3705). As coletas devem ocorrer no fim de outubro e durante o mês de novembro. “Trata-se de uma coleta de sangue simples, semelhante a um exame de sangue comum, antecedida por uma entrevista de cerca de 30 minutos, para rastreio de transtornos mentais”, destacou o pesquisador.

A pesquisa integra projeto mundial realizado em parceria com a New York University (NYU) e com a University of Southern California. A metodologia do trabalho é de análise completa do genoma de amostras de DNA para posterior comparação com os controles; a matéria-prima da análise é extraída da amostra de sangue.