Professora da UCDB profere palestra sobre inclusão na educação

30/01/2015 - 9:00 - UCDB

Fonte: Rosana Moura

Professora Dra. Patrícia Alves Carvalho

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O processo de inclusão e permanência das pessoas com deficiência na educação foi o tema da palestra ministrada ontem (29) pela professora Dra. Patrícia Alves Carvalho, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), durante o 2° Encontro Pedagógico Senac/MS que teve início dia 28 e segue até o dia 30 no auditório do Sesc. Durante os três dias, o principal objetivo do encontro vem sendo a troca de experiências entre profissionais da área de educação, motivados pela necessidade de acompanhar as inovações tecnológicas e as técnicas e práticas psicológicas que auxiliam no desenvolvimento da aprendizagem.

Patrícia explicou como a questão da acessibilidade é tratada na UCDB e de que forma toda a comunidade acadêmica deve se empenhar para fazer valer os direitos de quem possui alguma deficiência. Ela explicou cada uma das adaptações que a universidade teve de fazer para atender a demanda de alunos que apresentavam alguma dificuldade em relação à acessibilidade, como rampas, banheiros adaptados, informativos em brailes e pisos táteis em todos os setores da universidade, inclusive no ponto de ônibus. “Várias avaliações foram feitas antes de acontecer toda essa mudança, realizamos junto com uma equipe especializada testes com os alunos para descobrimos qual a melhor forma de ajudá-los. No começo foi difícil, a instituição não sabia como lidar com a deficiência do acadêmico e, por isso, buscamos ajuda para poder integrá-lo da melhor forma no ambiente universitário, porque não é fácil sair do ensino fundamental, daquele universo pequeno, e dar de frente com uma universidade enorme, com pessoas diferentes”, explicou Patrícia.

Um dos destaques também do encontro foi a palestra ministrada pelo Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Celso Vasconcellos. Seu tema foi “A atividade humana como princípio educativo”, no qual abordou como a educação é vista no século XXI e de que forma os professores lidam com o triunfo das novas tecnologias que a cada dia mais estão ganhando espaço no meio educacional.