Professor da Católica dá dicas sobre como organizar o TCC

06/05/2015 - 9:00 - UCDB

Fonte: Edyelk dos Santos / Mariana Ostemberg

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

Quando o fim da faculdade se aproxima, logo se pensa no último ano, ou melhor, na produção do Trabalho de Conclusão de Curso -TCC, já que este é um momento de encerramento de tudo que foi estudado ao longo do curso. Para os alunos, é quando surgem os questionamentos sobre a importância desse curso, mas, principalmente é uma oportunidade que o acadêmico tem para aplicar o conhecimento.

O ponto de partida deve ser dado com a disciplina de Metodologia Científica, uma vez que esse é o momento de aplicar seus conhecimentos em tudo que será pesquisado em seu projeto. “Desde o início da matéria de metodologia científica ou métodos e técnicas de pesquisa, o aluno deve ser orientado pelo professor que leciona a disciplina, para ter noção do que é a Associação Brasileira de Normas Técnicas, todas suas aplicações, e criar assim um referencial de pesquisa. Embora o TCC seja produzido mesmo, só ao final do curso, o correto é começar a pesquisar sobre os assuntos de interesse desde quando a disciplina de métodos for ministrada”, disse o professor Dr. Heitor Romero Marques, coordenador do Mestrado em Desenvolvimento Local da UCDB e docente em diversas graduações.

Conforme Heitor, todo projeto de pesquisa parte de um problema, pois este será o tema do trabalho, então expresso por meio de uma pergunta. Ele explica que o objetivo maior do trabalho é que seja uma produção aprofundada de determinado assunto e tenha uma contribuição não só para a vida acadêmica, mas também para a sociedade. “Então o aluno deve levar em consideração sua necessidade pessoal de pesquisa, aquilo que está mais relevante na atualidade profissional dele e que merece ser aprofundado, uma vez que isso será sua contribuição para o saber acumulado da academia, da universidade”, disse Heitor.

Logo depois de identificado o problema e definidos título e tema, o acadêmico passa para a próxima etapa, que é a introdução, seguida de seus objetivos, os gerais e os específicos, nos quais é colocado aquilo que se deseja com o trabalho, expresso sempre com verbos no infinitivo. Feito isso, deve-se escrever a justificativa — e esse é um momento de muitas dúvidas quando se está produzindo um TCC: ali devem constar as razões que o levaram a pesquisar sobre determinado assunto.

“Feito isso, o aluno deve começar a correr atrás da literatura, juntar livros, saber onde há obras específicas para adquirir ou buscar em bibliotecas, fazer pesquisa na internet para encontrar outras obras, e isso tudo só será possível com muita leitura, já que ela é a base para a escrita do acadêmico, até porque, por meio dela, o aluno terá como se aprofundar nas citações de autores, sejam elas diretas ou indiretas”, comentou Heitor.

Para o bom andamento do trabalho, o aluno sempre conta com o auxílio de um orientador, que irá instruir o caminho por onde o aluno deve seguir, mas para isso é necessário seguir dois critérios no momento de escolha: a especialidade para estar de acordo com o tema e a empatia e confiança no professor.

Cada trabalho de conclusão de curso é único, portanto o aluno deve sempre manter o diálogo com seu orientador para saber quais são os aspectos fundamentais que deve conter seu projeto. Heitor ressalta que para isso ele precisa saber qual será seu produto: monografia, artigo e, em algumas graduações, até livro ou revista. Tendo isso em mente, seu orientador irá mostrar o caminho que ele deve seguir e o que deve constar em seu pré-projeto.

Entendido esses prontos principais, fica mais fácil saber por onde começar e o que precisa buscar de essencial para sua pesquisa, realizando assim uma boa fundamentação teórica e domínio de conteúdo, uma vez que estes são um dos critérios para se ter uma boa aprovação da banca examinadora. “O aluno precisa então, escrever bem, saber fundamentar sua teoria, não se utilizar de nenhum tipo de plágio, mantendo uma boa estética e, por fim, dominar o conteúdo apresentado”, concluiu o professor Dr. Heitor Romero Marques.

 

Mais dicas:

Numeração da página: a contagem começa na folha de rosto, mas só aparece a partir da introdução. Os algoritmos devem aparecer sempre no canto superior direito, a 2 cm da borda.

Notas de rodapé: letras com tamanho 10 e espaçamento simples.

Texto: o texto do TCC deve ser escrito com fonte Arial ou Times, com as letras no tamanho 12 e espaçamento de 1,5 entre as linhas.

Margens: a superior e a esquerda devem ter 3 cm de distância da borda. Já a inferior e a direita devem apresentar margem de 2 cm.

Citação Indireta: é uma citação feita dentro do próprio texto, em que o sobrenome do autor e ano de publicação deve constar entre parênteses.

Citação Direta: traz o sobrenome do autor em caixa alta, o ano de publicação e a página da citação.  Essa informação deve estar entre parênteses e separada por vírgulas.

Títulos: é importante que sejam escritos no tamanho 12, usando Arial ou Times New Roman.

Referência de livro: sobrenome do autor em caixa alta, nome do autor, título em negrito, edição, cidade, editora e ano de publicação.

Referência de site: sobrenome do autor, nome do autor, título do texto, ano, link e data de acesso.

Fonte: viacarreira.com