Pró-Reitor da UCDB participa de debate sobre Ciência, Tecnologia e Inovação em MS

20/03/2024 - 13:14 - UCDB

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), professor Dr. Cristiano Marcelo Espínola Carvalho, foi um dos convidados para o debate que encerrou a etapa estadual da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Fizeram parte da mesa, também, a Pró-Reitora de Pesquisa da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Maria Ligia Macedo, e a diretora técnica do Sebrae-MS Sandra Amarilha, com mediação do diretor-presidente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira e o tema central abordado foi “Perspectivas para Ciência, Tecnologia e Inovação em Mato Grosso do Sul”.

O evento foi realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), na noite de segunda-feira (18). Entre os principais pontos debatidos estavam o alinhamento dos investimentos, a inovação como estratégia de crescimento para os pequenos negócios e a formação de recursos humanos.

O secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc, Ricardo Senna, esteve presente e destacou os investimentos nos últimos anos e o aprimoramento nas leis e na política pública do setor. “Mato Grosso do Sul tem se diferenciado e nos últimos três anos direcionamos investimentos de cerca de R$ 100 milhões para a ciência e tecnologia. Isso mostra o compromisso do Governo em apoiar projetos que nos diferenciam e podem auxiliar no nosso desenvolvimento”.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação foi representado por Denise Aparecida de Carvalho, chefe da Assessoria do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia. “Temos uma grande e vigorosa produção agrícola, mas não podemos apenas depender disso. Precisamos de uma nova indústria de ciência, tecnologia e inovação. Saúdo o Mato Grosso do Sul por colocar no centro questões como bioeconomia, sustentabilidade ambiental, saúde, agronegócio em bases mais avançadas e economia criativa. Esse é um grande esforço de unidade nacional. Nesse ano, já realizamos mais de cem conferências estaduais e o próximo desafio é reunir as inteligências das universidades para que o Brasil dê um salto”, afirmou Denise Carvalho.

O titular da Semadesc, secretário Jaime Verruck, assinou a Chamada Semadesc/Fundect 06/2024 – Ambientes de Inovação. Serão R$ 5 milhões investidos pelo Governo do Estado em uma ação inédita que visa estimular a consolidação dos Ecossistemas Locais de Inovação.

 

Com informações de Maristela Cantadori (Fundect/MS)