Palestras e apresentações de pôsteres marcam encerramento do 5º GeoPantanal

27/11/2014 - 13:00 - UCDB

Fonte: Edyelk dos Santos

Nickolas Mendes de Matos apresentou artigo no 5º GeoPantanal

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

O 5º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal – 5º GeoPantanal chegou ao fim na noite de ontem (26), na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Destacar a importância dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos com o uso das geotecnologias para apoiar os estudos que visam entender e preservar o bioma pantaneiro e sua rica biodiversidade, considerando o desenvolvimento da região e a sua sustentabilidade foram os objetivos do evento.

O encerramento aconteceu no anfiteatro do bloco A, com duas palestras coordenadas pelo professor Dr. Aguinaldo Silva, da UFMS. Logo após, quatro artigos foram discutidos, dentre eles o artigo que tinha como tema “Mapeamento temporal e validação de áreas por meio do produto MODIS MDC45A1 para o bioma Pantanal”, apresentado por Nickolas Mendes de Matos, que comentou sua apresentação. “Meu trabalho vem mostrar os problemas que o fogo causa no contexto do bioma. Irei focar a necessidade de monitoramento dessas queimadas e a garantia de políticas públicas para a preservação e combate aos incêndios”, disse Nickolas.

Após a primeira parte de apresentação de artigos, houve a última exposição dos pôsteres. Na sequência, os últimos dois artigos foram apresentados e para encerrar esse clico de sessões duas palestras foram ministradas, e uma delas que tinha como assunto “Monitoramento da cobertura vegetal no Pantanal de Mato Grosso do Sul”, apresentada por Sergio Luis Bianchini. “A ideia é realizar o monitoramento, com trabalho em equipe e bem elaborado para assim aplicar a legislação ambiental, pois nãose pode ficar apenas no projeto”, concluiu Sergio.

Para o encerramento foram realizadas premiações dos melhores artigos nas categorias estudantes de graduação e estudantes de pós-graduação ou profissional. Logo após será feita a divulgação para a submissão na revista Geografia.

O evento foi uma realização da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP), Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe), Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e UCDB.