Oficina de estatística é realizada para alunos da Católica envolvidos em projetos de pesquisa

21/02/2017 - 9:00 - UCDB

Fonte: Natalie Malulei

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Acadêmicos da graduação que desenvolvem projetos de pesquisa por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológicas (PIBIC/PIBITI) e também alunos dos programas de Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) participaram, nesta segunda-feira (20), de uma oficina de estatística realizada na Fazenda-Escola.

Oficina foi ministrada pelo professor professor Dr. Denilson de Oliveira Guilherme em uma das salas do Centro de Tecnologia e Análise do Agronegócio (CeTeAgro) como um apoio para os estudantes na hora de conduzir o experimento. Eles aprenderam, principalmente, como colher dados referentes à pesquisa a ser desenvolvida. “Alguns já viram as técnicas na graduação, mas como elas são ensinadas de forma rápida dentro da disciplina e eles pouco praticam, os alunos mesmos começaram a nos procurar pedindo um reforço. Então, resolvemos elaborar a oficina para que eles fixem bem este conteúdo porque em qualquer ramo que eles estiverem trabalhando vão precisar dessas ferramentas de estatística”, explicou Denilson.

Esta foi a primeira aula da oficina, que é composta por três módulos. Os outros dois já têm data marcada: vão ser realizados nos dias 7 e 13 de março. Como foi passado para os alunos os métodos de captação de dados, o próximo passo agora é aprender como organizá-los e analisá-los. “Nas próximas aulas vamos ensinar o grupo como trabalhar com esses dados apurados em um software de computador que os processa e organiza e por último vai ser ensinado como interpretá-los. A partir daí eles podem confrontar o que foi analisado pela pesquisa com os dados da literatura, e dependendo do resultado revelar algo que nunca foi visto”, esclareceu o professor.

Participaram da oficina 25 alunos de diversas áreas do conhecimento como Agronomia, Medicina Veterinária, Psicologia, Farmácia e Engenharia Sanitária Ambiental. Entre os acadêmicos que fazem parte da iniciação científica estava Luiz Eduardo Braga Panferro, de 22 anos. Ele está no 5º semestre de Agronomia e desenvolve uma pesquisa sobre a propagação do bambu na área da Fazenda-Escola, disse que a oficina vai ser muito importante para o trabalho: “Vai me ajudar a entender o resultado da pesquisa de forma correta e também depois que eu estiver formado. Me surpreendi porque é bem mais fácil do que eu imaginava!”.

A oficina de estatística foi a terceira oferecida pelo CeTeAgro neste mês voltada para estudantes que realizam pesquisas na Católica.  No ínicio de fevereiro, o professor Dr. Oliver François Vilpoux  ensinou os alunos como organizar a literatura estudada por meio da plataforma Mendley, e a professora Dra. Marney Pascoli Cereda ministrou uma aula sobre inovação e patente.  

Mestranda em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária Juliana Gonçalves, de 24 anos, participou de todas as oficinas e gostou bastante. Explicou que o aprendizado foi muito grande: “Eu não tinha conhecimento da parte de patentes e pude aprender desde as diferentes nomenclaturas e o passo a passo para a criação, já a oficina sobre o Mendley foi a salvação da minha vida, porque no mestrado tenho que fazer referência bibliográfica e eu fazia isso a mão, digitando nome por nome algo que essa plataforma me da pronto e ainda na formatação que eu preciso”.

Segundo a coordenadora do CeTeAgro, professora Marney, essas atividades são anuais mas em 2017 os docentes se surpreenderam com a procura dos alunos:  “Este ano explodiu, tivemos uma demanda muito grande, teve aluno ligando minutos antes das oficinas começarem dizendo que queria participar”.  Ela explicou também que neste semestre serão realizados cursos de extensão e no próximo há mais oficinas previstas. Os interessados podem acompanhar o calendário por meio da página do CeTeAgro no site da UCDB, basta clicar aqui. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3913.