Investidores chineses conhecem Projeto Conecta da UCDB

24/04/2017 - 7:00 - UCDB

Fonte: Natalie Malulei

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Na quinta-feira (20), a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) recebeu um grupo de investidores chineses interessados em conhecer a Instituição e, principalmente, o projeto Conecta — série de empreendimentos institucionais que integram a Universidade com a iniciativa pública e privada com intuito de proporcionar inovação e desenvolvimento para Mato Grosso do Sul.

Participaram da reunião o Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional, Ir. Gilliano Mazzetto e o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Hemerson Pistori. Além dos representantes da UCDB, também estiveram presentes membros do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e da Câmara Brasil China de Desenvolvimento Econômico.

“Interesse deste grupo de investidores é comprar ou implantar uma usina  de biodiesel no Estado e também investir em energia renovável, na usina fotovoltaica. Nesta parte, além de financiar processos, eles podem contribuir com transferência de tecnologia, já que a China é um país que tem muito conhecimento nesta área e possui energia solar sobrando”, esclareceu o superintendente de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Bruno Gouvêa Bastos.

Em uma das ações do projeto Conecta, a UCDB prevê a construção de uma usina fotovoltaica no campus Tamandaré e foi esta ideia que chamou a atenção dos investidores chineses durante a apresentação da Instituição. O intuito da Católica é produzir a própria energia utilizada e, com isso, promover pesquisas e difusão de conhecimento na área entre acadêmicos e profissionais.

Para o Pró-Reitor Hemerson Pistori, a conversa foi uma maneira ampliar horizontes e estreitar possíveis parcerias: “China é um país muito importante em âmbito internacional em várias áreas e tem crescido cada vez mais. Diante disso, começar a estabelecer laços com países que tradicionalmente não temos cooperação é muito importante para expandir as possibilidades não só para os nossos estudantes, mas também para os projetos que desenvolvemos aqui. Quanto mais diferente culturalmente é um país do seu, maior é a oportunidade de aprendizado, então a visita foi muito interessante”, concluiu.