Fundação Tuiuiú tem papel estratégico no desenvolvimento institucional e regional

07/05/2015 - 7:00 - UCDB

Fonte: Silvia Tada

Treinamento da equipe a agência S Inova e Fundação Tuiuiu

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

A implantação de um parque tecnológico na Universidade Católica Dom Bosco é um dos objetivos da Instituição para os próximos anos. Para que isso aconteça, duas importantes bases de sustentação já foram criadas: a Agência de Inovação e Empreendedorismo - S Inova e a Fundação Tuiuiú, que retoma suas atividades em 2015.

A Fundação Tuiuiú é instituição jurídica de direito privado, de caráter beneficente, científico, cultural, educacional e de prestação de serviços, sem fins lucrativos. Possui patrimônio próprio, autonomia administrativa e financeira. O novo presidente eleito foi Pe. Paulo Fernando Vendrame, membro do Conselho Curador, assim como o Reitor da UCDB, Pe. José Marinoni, as Pró-Reitoras Conceição Aparecida Butera e Luciane Pinho de Almeida, a professora Rocheli Cavalcanti Carnaval, o colaborador José Carlos Taveira e o empresário Ademir Carlos Pinesso, que tomaram posse no mês de abril.

“Enquanto a agência S Inova tem a função de desenvolver e proteger novas tecnologias, estimular novos empreendimentos sociais e tecnológicos e ser uma vitrine da universidade, inclusive com a formação de recursos humanos, a Fundação Tuiuiú atuará na captação e no gerenciamento de recursos, prestação de consultorias, oferecimento de pós-graduações e cursos, constituindo, assim, parte de um ecossistema de inovação”, ressaltou a superintendente da fundação, Neila Farias Lopes.

Conforme explicou, a Tuiuiú tem como foco desenvolver negócios e parcerias por meio de contratos e convênios com pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado, visando favorecer a relação da UCDB com o governo, com o setor produtivo e demais segmentos da sociedade. Dessa maneira, a Fundação terá um papel estratégico no desenvolvimento institucional e regional, divulgando o portfólio de serviços técnicos e tecnológicos disponíveis na universidade, executando contratos e convênios, elaborando e analisando propostas de empreendimentos que resultem no atendimento das demandas da comunidade e no fortalecimento do aprendizado prático-profissional dos estudantes. Outra frente de trabalho estará concentrada na gestão de recursos, desde a emissão de declarações e certidões até a prestação de contas de contratos e projetos no âmbito da inovação. “Buscaremos promover o desenvolvimento institucional, científico e tecnológico da universidade, captando e gerindo seus recursos de forma eficiente”, complementou. 

Alunos de graduação e pós-graduação, docentes e colaboradores podem aproveitar esse ambiente de inovação e sugerir projetos e parcerias. “Estamos muito abertos a todas as inovações, sejam elas sociais, tecnológicas, de gestão. Alguém tem uma ideia nova sobre como fazer algo diferente, um novo método, um novo serviço pode trazer para discutirmos a viabilidade. Daremos todo suporte técnico para que as boas ideias se tornem viáveis, protegidas e sejam aplicadas para o bem da sociedade”, detalhou o professor Dr. Ruy de Araújo Caldas, diretor da Agência S Inova.