Estudantes e professores retornam de intercâmbio e relatam experiências

02/08/2016 - 15:00 - UCDB

Fonte: Silvia Tada

Participantes do Top Espanha em reunião na área de Relações Internacionais

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

O mês de julho de 2016 marcou a vida dos acadêmicos da Universidade Católica Dom Bosco Nicolas Addor (Direito), Micheli Michels (Fisioterapia), Allan Corral Anjos (Biologia) e Fernanda de Cássia Gonçalves Alves (Biologia). Eles participaram de programas de intercâmbio promovidos pelo Banco Santander, em parceria com a Católica. Nicolas e Micheli, acompanhados da professora Arlinda Cantero Dorsa, foram para a Universidade de Pequim, pelo Top China; Allan e Fernanda, com a docente Jania de Rezende, foram para Universidade de Salamanca, no Top Espanha.

Enquanto na China, o grupo de brasileiros teve contato com professores e acadêmicos locais e aprenderam sobre questões ligadas à economia, cultura, sociedade, na Espanha o intercâmbio maior foi com alunos de outras nacionalidades e as aulas tiveram ênfase no ensino de espanhol.

“Tivemos aulas alternadas ministradas por professores chineses e brasileiros, com assuntos relavantes para os dois países. Também nos aprofundamos nas questões culturais. Em alguns pontos, estão à frente do Brasil; em outros, como a inclusão de pessoas com deficiência, nós brasileiros nos destacamos positivamente”, avaliaram os intercambistas.

A professora Jania destacou os avanços com a língua espanhola obtido nos 21 dias de viagem e também os contatos para futuras parcerias em projetos de pesquisa. “Foi uma experiência muito rica, uma bagagem de conhecimento e cultura”, afirmou. Fernanda, por sua vez, destacou a visita feita no Biotério da Unviersidade de Salamanca. “Fiz estágio no Biotério da UCDB e esse assunto me interessa muito. Conhecer o trabalho e a infraestrutura de lá foi sensacional”.

Os dois grupos participaram de reuniões promovidas pela Área de Relações Internacionais com representantes do Banco Santander. Mais informações sobre intercâmbios podem ser obtidas na Área de Relações Internacionais da UCDB: (67) 3312-3614.