Encontro Regional dos Ouvidores Universitários da Região Centro-Oeste é realizado na UCDB

28/04/2017 - 8:00 - UCDB

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Padre Ricardo Carlos, Reitor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), abriu a terceira edição do Encontro Regional dos Ouvidores Universitários da Região Centro-Oeste, realizado ontem (27), no auditório do Bloco M da Instituição.

“A arte de ouvir é uma grande virtude, não é a toa que Deus deu dois ouvidos e uma boca, precisamos mais ouvir que falar. Às vezes, as pessoas têm dificuldade, nem sempre conseguem fazer isso. Recuperar e valorizar o grande dom de ouvir, dar encaminhamento, ouvir as pessoas, é uma grande virtude e precisamos praticar”, destacou o Reitor.

O encontro também contou com a palestra “Potencialidades e desafios das Ouvidorias no Brasil”, ministrada pelo presidente nacional do Fórum Nacional de Ouvidores Universitários (FNOU) e ouvidor geral da Unipam-MG, professor Alan dos Santos. “O encontro é pequeno, é regional, mas é daqui que saem as ideias para o evento nacional. Depois das ouvidorias tivemos várias conquistas, como o Código de Defesa do Consumidor, Lei de acesso à Informação e Portal Transparência. Hoje temos mais de 700 ouvidorias públicas nas três esferas".  

“Postura Ética e Política do Ouvidor Universitário” foi o tema da segunda palestra, ministrada pelo professor Roberto Alves Pereira, vice-presidente do FNOU da Região Centro-Oeste. O encontro possibilitou ainda relatos sobre a ouvidoria e oficina de mediação com a professora e doutoranda em Desenvolvimento Local Elaine Cler Alexandre dos Santos.