Docentes participam de Acolhida para o segundo semestre de 2017

18/07/2017 - 8:00 - UCDB

Fonte: Natalie Malulei

Docentes participaram do início oficial do semestre letivo

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

Professores da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) participaram, na noite desta segunda-feira (17), da Acolhida para segundo semestre de 2017. O grupo foi recebido com a apresentação musical do Coral da Católica e, em seguida, colaboradores da Pró-Reitoria de Pastoral fizeram uma oração para abertura do evento. O Reitor, Pe. Ricardo Carlos, e os Pró-Reitores Ir. Gilliano Mazzetto, de Desenvolvimento Institucional,  Luciane Pinho de Almeida, de Extensão e Assuntos Comunitários, e Conceição Butera, de Graduação, também conversaram com os docentes. 

Ir. Gillianno Mazzetto falou sobre a carta de navegação que guiará os passos da Instituição entre 2018 e 2022 com o intuito de proporcionar o desenvolvimento da UCDB em todos os âmbitos e elogiou o trabalho dos docentes que compuseram os grupos que auxiliaram a definir as metas a serem cumpridas. "Quero agradecer à vocês pela qualidade do trabalho realizado e, também, pela celeridade com que isso foi entregue", pontou.

Já professora Luciane falou sobre o IV Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão Saberes em Ação, que será realizado em outubro deste ano: "Temos tido experiências bem interessantes em que há a interação direta entre acadêmicos da graduação e da pós-graduação junto com alunos do ensino médio — isso é muito proveitoso. Dessa vez, essa situação vai se manter por meio dos diversos espaços para tertúlias, oficinas e apresentações de trabalhos".

Professora Conceição expôs a formação docente da UCDB que é planejada pelo Núcleo de Apoio Pedagógico (Nap). Mencionou que as Instituições Salesianas de Ensino Superior começaram um trabalho em 2013 para elaborar um documento que traduzisse o perfil de competência dos profissionais e, de lá pra cá, das sete partes que compõem esse material, cinco já foram apresentadas. "Neste semestre, vamos trabalhar a sexta parte que prevê tratar a UCDB como comunidade de aprendizagem e educativa", explicou a Pró-Reitora.

Durante a Acolhida para os professores, este tema principal, de tratar a Universidade como  comunidade educativa, foi abordado pelo Reitor Pe. Ricardo Carlos. Ele pontou as características do educador salesiano, entre elas, a de ser capaz de estabelecer relações que sobressaem o respeito e a admiração dos educandos e pontou a importância de manter a marca salesiana.

"Vamos refletir nesta noite a nossa comunidade educativa, ela tem uma identidade, uma marca, que é igual a vocês: ela é salesiana. E quem está aqui há mais tempo sabe o tesouro que o carisma salesiano tem e continuará tendo a cada geração. Nós temos esse legado que herdamos de Dom Bosco e precisamos estar sempre redescobrindo e valorizando em nossas ações", enfatizou Pe. Ricardo.

Oficinas


As atividades voltadas para a capacitação dos professores continuam nesta terça-feira (18) com oficinas que serão realizadas das 8h às 11h30, e, depois, das 19h15 às 22h30. Os cursos serão ministrados nas salas de aula do bloco A do campus Tamandaré, no laboratório de informática e, também, no complexo poliesportivo da UCDB. Ao todo vão ser abordados os seguintes temas: "O documento das IUS e o processo formativo na UCDB"; "Subsídios didático-pedagógicos e salesianidade"; "Google apps para educação"; "Mapa mental e mapa conceitual como estratégia para pesquisa e o processo ensino aprendizagem"; "Avaliação da aprendizagem: aspectos pedagógicos e instrumentais"; "Tecnologias móveis como instrumento pedagógico"; "Experiências com metodologias ativas para o curso de Medicina Veterinária"; "Experiências com metodologias ativas para o curso de Direito"; e "Corpo, voz e movimento: o docente em sala de aula".