DCE realiza palestra sobre "Inserção da juventude negra nos espaços acadêmicos"

30/07/2015 - 13:00 - UCDB

Fonte: Kamilla Arguello

Palestra é realiza para acadêmicos da UCDB

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Foi realizado ontem (29), na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), o encontro dos acadêmicos da instituição com a presidente e cofundadora do Coletivo de Mulheres Negras no Mato Grosso do Sul, Ana José Alves.  Durante a noite, uma roda de debate ocorreu, abordando o tema “A inserção da juventude negra nos espaços acadêmicos – a trajetória da juventude negra na universidade”.

O evento foi realizado pelo Diretório Central Estudantil (DCE), em parceria com a Subsecretaria de Políticas Públicas para mulheres da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast).

A convidada da noite, Ana José Alves, comentou: “Esse evento é o encerramento de uma semana que vem sendo realizada em prol da mulher negra, mais conhecido como '25 de julho'. Tentamos conscientizar o maior número de pessoas sobre a diversidade étnica e cultural que existe em nosso Estado. Vamos plantando sementes por onde passamos, queremos que todos levantem essa bandeira e a Universidade é um meio de mais impacto, pois os jovens são o nosso futuro”.

Segundo Karoline Moreira de Oliveira, acadêmica do 10º semestre de Psicologia e integrante do Diretório Central Estudantil da Católica, o evento da mulher negra é em defesa de direitos e políticas de gênero e das relações étnico raciais. Durante o mês de julho, o Estado inteiro recebeu visitas, palestras, oficinas para despertar e fortalecer o coletivo.

“Desde 2008 venho defendendo essa ação e participando do instituto de direitos humanos. A luta pelo espaço da mulher negra no Brasil não é só nessa semana de julho e sim nos 365 dias do ano. Essa semana é uma marca de data em que ganhamos maior visibilidade e é uma deixa para exigirmos a nossa valorização e contamos com a juventude para isso”, relatou a doutoranda de políticas sociais, Ana Luiza Alves Cordeiro.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3744.