DCE promove debate sobre a situação dos catadores de materiais recicláveis

26/05/2016 - 9:00 - UCDB

Fonte: Andressa Moreira

Conversa sobre a situação dos catadores de materiais recicláveis em Campo Grande

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

O Diretório Central Estudantil (DCE) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou na terça-feira (24) roda de conversa para debater sobre a situação dos catadores de materiais recicláveis em Campo Grande. Participaram dois representantes dos catadores, Rodrigo Marques, catador há dez anos, e Jeferson Osmar, catador há 15 anos, além da defensora pública Olga Lemos Cardoso de Marco e o veterinário Luiz Carlos Cobalchini.

Para a defensora pública, a situação atual dos catadores é delicada e necessita de apoio de diversas classes. “Há mais de três anos fui designada para atuar em defesa dos catadores de materiais recicláveis aqui de Campo Grande, da qual lutam pelos direitos deles”, disse Olga.

Para o veterinário Luiz Carlos Cobalchini, qualquer pessoa que entenda a importância desse trabalho deve apoiar a classe. “Trabalhando com a medicina veterinária eu descobri que a natureza tem o ‘saber fazer’ e nós estamos na contramão disso. Devagar fui abandonando a veterinária e hoje eu estou coordenando o Fórum Municipal de Cidadania, onde a gente abraçou a causa dos catadores porque a gente entende a importância dessas pessoas na construção da cidadania para a manifestação da sustentabilidade”, explicou ele.

O catador Jeferson Osmar reforçou que o trabalho no qual executa é honesto e ajuda o meio ambiente de diversas formas. “Espero que aqui a gente consiga elaborar uma maneira de poder retomar as nossas atividades, nós precisamos muito, mas acredito que ajudamos muito também”, proferiu o catador. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3827.