Com mesas-redondas, formação docente continua nesta segunda-feira

29/01/2018 - 7:00 - UCDB

Fonte: Michele Moraes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

“Vivendo Dom Bosco em sala de aula” e “Bem-estar e mal-estar no trabalho docente e acadêmico” são os temas dos debates que serão promovidos nesta segunda-feira (29) nos auditórios dos blocos A e B, respectivamente, das 8h às 11h30, e também a noite, das 19h às 22h30.

As mesas-redondas fazem parte do terceiro dia de formação docente voltada para os professores da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Como preparação para o início do ano letivo, na sexta-feira (26), foram realizadas dez oficinas com o intuito de capacitar o grupo em relação às práticas pedagógicas e novos métodos de trabalho.

Tecnologias que podem auxiliar o professor no dia a dia foram expostas na oficina “Google apps para educação”, uma das mais procuradas pelos docentes. O uso do aplicativo classroom, já apresentado em anos anteriores, foi detalhado pelos professores Elton Tamiozzo e Ado Biagi com o intuito de tirar dúvidas e mostrar os benefícios que o aplicativo proporciona como a melhor interação com os acadêmicos e auxílio na correção de provas.

Na data, entre os assuntos abordados pelas oficinas também estiveram a educação inclusiva e a importância da postura em sala de aula. O minicurso de “Educação Especial: elaboração de um plano de ensino individualizado”, ministrados pelas professoras Cariana Elisei de Oliveira e Tânia Maria Filiú de Souza, ensinou como desenvolver planos de aulas diferenciados para alunos com necessidades especiais.

Já a oficina “Corpo, Voz e Movimento: o docente em sala de aula” trouxe exercícios vocais e de respiração para a equipe, uma forma de evitar a perda de fôlego em sala de aula e melhorar a postura. O conteúdo foi passado pelas professoras Cláudia Diniz e Nayara da Silva Cesário.

As atividades da formação docente encerram-se nesta terça-feira (30), quando os professores reúnem-se em grupos, de acordo com o curso em que lecionam, nas próprias salas de aula. Os coordenadores pretendem expor práticas pedagógicas bem sucedidas utilizadas em anos anteriores como forma de inspirar os docentes e desenvolver novas estratégias de ensino.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.