Biblioteca encerra exposição com apresentação de dança do grupo Camalote

01/09/2015 - 15:00 - UCDB

Fonte: Andressa Moreira

Grupo se apresenta na UCDB

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Exposição organizada pela Biblioteca Pe. Felix Zavattaro, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), com o tema “Campo Grande no seu aniversário celebra o bicentenário de Dom Bosco", teve seu encerramento ontem (31 de agosto). A atração da noite foi a apresentação do grupo de dança Camalote.

A coordenadora do grupo de dança Camalote, a arte-educadora Maria Ivonete Simocelli, comentou que o grupo se preocupa em manter a cultura e passar a importância da preservação do meio ambiente por meio da dança. “O Camalote luta pela preservação da cultura popular do Pantanal com músicas conhecidas pelo Brasil afora. Queremos levar a todos os lugares a cultura regional com a música, a dança e nos adereços. Nosso repertório é construído por cirandas, caatinga, siriri, polcas, chamamés entre outros, e as coreografias são feitas pelos próprios dançarinos”, relatou.

Os alunos do Projovem da Escola Estadual Dolor Ferreira de Andrade vieram prestigiar a exposição no seu último dia, segundo a coordenadora do curso Lucinéia Susy “Isso é importante para eles, pois faz parte da história deles, conhecer a história de Campo Grande, além de estar dentro da grade escolar dos alunos nas matérias, como por exemplo, história”, disse ela.

E para quem não é nascido em Campo Grande, a exposição trouxe a oportunidade de conhecer a história da cidade desde o começo, como foi o caso do acadêmico do 2° semestre do curso Filosofia David Barros da Silva, que veio de Cuiabá (MT) para estudar na Católica. “A exposição me despertou o interesse pois assim, posso conhecer um pouco da cultura da cidade de Campo Grande e saber mais sobre a história do povo, a forma de pensar das pessoas que moram aqui, é muito interessante”, relatou.

O objetivo do evento foi expor fotografias com a história de criação de Campo Grande e seus pontos turísticos, além de uma exposição em comemoração ao bicentenário, celebrado no dia 16 de agosto. O evento contou com os seguintes parceiros: Arquivo histórico de Campo Grande (Arca), Fundação Municipal de Cultura (Fundac), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia e Agronegócio (Sedesc), além de artistas regionais.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3549.