Alunos de Engenharia da UCDB desenvolvem projeto Kart Cross

06/07/2015 - 15:00 - UCDB

Fonte: Kamilla Arguello

Alunos de Engenharia criam protótico

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

O professor Luiz Fernando Baroni e o técnico administrativo Edson Arguelho, dos cursos de engenharia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), criaram o Projeto Kart Cross, destinado aos alunos dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Controle e Automação, que permite, já no início do curso, vivenciar a prática com a construção de protótipo de um carro de corridas.

A ideia é pioneira em Mato Grosso do Sul e inspirou-se no projeto Baja SAE. Lançado aos estudantes de engenharia, esse projeto estabelece um desafio que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e, assim, preparar os acadêmicos para o mercado de trabalho. 

Como experiência, um primeiro protótipo está em construção, com a participação de 18 estudantes do 1º, 3º e 5º semestres das duas engenharias. Para desenvolver o trabalho, os acadêmicos foram divididos em grupos responsáveis pelas partes do kart como o motor, a parte elétrica, segurança, chassi, suspensão, freio, e até um grupo responsável pelo marketing. Assim, é possível entender o básico que todo carro precisa para funcionar.

No fim do mês de julho o protótipo deve ficar pronto e os acadêmicos ainda terão a missão de construir mais sete carros até o fim do ano, para depois fazerem uma corrida de testes e analisarem os resultados do trabalho desenvolvido. A ideia desse projeto é também contribuir para o aprendizado e despertar o interesse daqueles que ainda não chegaram à faculdade. Os acadêmicos deixarão os karts em algumas escolas de ensino médio e fundamental para que os alunos possam conhecer o trabalho de um engenheiro mecânico e, quem sabe, até escolher esta como futura profissão.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3518.