5º GeoPantanal terá encerramento na noite de hoje

26/11/2014 - 13:00 - UCDB

Fonte: Edyelk dos Santos

Professor da Unesp ministrou palestra no simpósio

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

O 5º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal – 5º GeoPantanal, que teve início no último sábado, na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), será encerrado hoje. O foco do evento foi destacar a importância dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos com o uso das geotecnologias para apoiar os estudos que visam entender e preservar o bioma pantaneiro e sua rica biodiversidade, considerando o desenvolvimento da região e a sua sustentabilidade.

O encerramento do evento acontecerá no anfiteatro do bloco A, a partir das 16h, com duas apresentações de palestras, coordenado pelo professor Dr. Aguinaldo Silva, da UFMS. Logo após, às 17h20 quatro artigos serão apresentados. Na sequência haverá a última exposição dos pôsteres.

Dois artigos e duas palestras acontecem à noite, com início programado para às 19h40, e o encerramento será feito com premiações dos melhores artigos nas categorias estudantes de graduação e estudantes de pós-graduação ou profissional. Logo após será feita a divulgação para a submissão na revista Geografia.

Durante os cinco dias de evento muitas atividades foram realizadas, entre elas mesas-redondas, palestras, oficinas, exposição de pôsteres e artigos. Ao todo foram dez palestras com temas diversos, sendo um deles sobre cadastro ambiental rural na legislação federal e estadual, ministrada por Pedro Puttini Mendes, presidente da Comissão de Assuntos Agrários e Agronegócio da OAB/MS.

No total, foram 20 apresentações de artigos, um destaque é para os artigos coordenados pelo professor da Católica, Fernando Jorge Magalhães Filho, que teve como tema “Planejamento e análise ambiental, uso de terras e sistemas sensores”.

Para a exposição diversos pôsteres foram colocados à mostra e dentre os assuntos tratados estão “Meteorologia clima e recursos hídricos”, “Geologia, geomorfologia e solos”, “Fauna e vegetação”, “Planejamento e análise ambiental” e “Cartografia, sistemas sensores e SIGs”. Já as mesas redondas foram três, realizadas na terça-feira (25) sob a mediação do professor, Dr. Manuel Eduardo Ferreira, da UFG.

O evento é uma realização da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP), Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe), Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e UCDB.