SABERES EM AÇÃO: Alunos constroem e testam pontes de macarrão em competição

27/10/2016 - 18:00 - Saberes em Ação

Fonte: Gabrielly Gonzalez

Aluno de Engenharia Civil participam de projeto de extensão

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Saberes em Ação

 

Alunos de Engenharia Civil da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), durante o III Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão — Saberes em Ação, divulgaram o projeto “Pontes de Macarrão”.

Trata-se de uma competição em que os alunos tem como objetivo construir pontes de acordo com os conceitos que aprendem em sala de aula usando apenas macarrão e depois são colocados pesos para ver o quanto a ponte suporta. A realização do projeto começa no início do ano para que no Saberes em Ação seja colocado em prática.

O professor responsável pelo projeto de extensão Clube de Ciências, que engloba o projeto Pontes de Macarrão disse que é uma ótima oportunidade para que eles coloquem em prática a teoria de sala. “Dessa forma, eles praticam os conceitos de disciplinas como estrutura e resistência de materiais”, explicou.

A aluna Cecília Fichmann, do 6º semestre, explica a importância desse projeto, já que eles precisam estudar para montar o que foi estipulado e analisa que o projeto é uma ilustração do que eles precisam para quando forem de fato engenheiros.

“Primeiro é um espanto de ‘como vamos fazer algo com macarrão?’; depois vemos que vale a pena, porque colocamos em prática tudo aquilo que vemos em sala. E é como uma ilustração do que vamos construir quando formados. Pode ver que as pontes que mais duraram são as que mais parecem com as de verdade”, explica ela.

A “ponte” vencedora conseguiu suportar um peso de 60kg e a que menos suportou, segurou apenas 2kg. Mais informações podem ser obtidas pelo (67) 3312-3518.