Estúdio Livre terá programa especial sobre o Saberes em Ação

19/10/2016 - 7:00 - Saberes em Ação

Fonte: Natalie Malulei

Organizadores do Saberes em Ação participam do Estúdio Livre

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Saberes em Ação

Nesse sábado (22), às 11h30, será exibido pela TV Interativa (Band) o Estúdio Livre especial Saberes em Ação. O programa da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) foi gravado na tarde dessa terça-feira (18) e recebeu a Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Luciane Pinho de Almeida que organiza o evento; o presidente da comissão científica, André Varela; e a coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Católica, Carina Elisei de Oliveira.

A entrevista com os convidados foi conduzida pelo coordenador do curso de Jornalismo da UCDB, professor Dr. Oswaldo Ribeiro. Durante o programa, a Pró-Reitora falou sobre a grandiosidade do Saberes em Ação: "Nessa edição são mais de 1.300 trabalhos inscritos, também tivemos um aumento no número de livros lançados. No ano passado foram apenas seis, e dessa vez são 20 — isso mostra que o crescimento da pesquisa e do saber dentro universidade tem sido significativo em todas as áreas". 

Já o presidente da comissão científica, André Varela, falou sobre as comunicações orais. "Serão mais de 700 trabalhos apresentados e nós queremos integrar as pesquisas realizadas pelos alunos da pós-graduação com as da graduação. Essa é uma forma de promover a troca de experiências e incentivar os acadêmicos a buscarem, cada vez mais, a especialização".

Essa integração entre os alunos ocorre em todas as ações promovidas pelo Saberes em Ação. Conforme a coordenadora do PIBIC da UCDB, os trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores do programa vão ser expostos em forma de banners e vai envolver desde alunos da graduação, como da pós-graduação e também do ensino médio. "É uma forma de apresentarmos à sociedade aquilo que é desenvolvido dentro das instituições de ensino e promover a divulgação do conhecimento científico", explicou Carina Elisei.

O Saberes em Ação vai ser realizado nos dias 26 e 27 de outubro, na UCDB Tamandaré. A palestra de abertura será proferida pelo historiador Leandro Karnal, doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ele abordará o tema principal do evento 'Universidade: Ética, Ciência e Sociedade' e a apresentação será às 19h da quarta-feira (26).

No dia seguinte, quinta-feira (27), serão realizados eventos simultâneos nos três períodos: mesas-redondas, mostras de produtos e trabalhos de graduação e pós-graduação, dos projetos de pesquisa científica, oficinas, atrações culturais, feira de estágio, entre outras programações.

Este é o terceiro ano que o Saberes em Ação é realizado e sempre contou com maciça participação da comunidade acadêmica. Nessa edição uma das novidades é que os cinco melhores artigos de cada área serão publicados e os trabalhos que se destacarem (na comunicação oral e nas tertúlias dialógicas) podem ser selecionados para os periódicos da Editora UCDB. Mais informações pelo telefone (67) 3312-3335.