UCDB promove bancas de defesa de mestrado e doutorado em Educação

05/02/2024 - 13:23 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

O Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) promove neste mês de fevereiro 13 bancas de defesa, sendo seis dissertações e sete teses. Todas serão realizadas na sala de defesa do bloco D, localizada no setor D (piso superior).

Defesas de Teses

No dia 07 de fevereiro, às 8 horas, a doutoranda Evelin Tatiane da Silva Pereira, sob a orientação do professor Dr. José Licínio Backes, defende a tese intitulada ‘Vukapanavo Sêno têrenoe: a presença das mulheres terena no movimento indígena-desafios e percursos’.

No dia 22 de fevereiro, às 14 horas, a doutoranda Caroline Paula Cellini, sob a orientação da professora Dra. Marta Regina Brostolin, defente a tese cujo título é ‘Formação e desenvolvimento profissional docente: um estudo com formadores de professores de matemática da UFMS-campus do Pantanal’.

No dia 23 de fevereiro, às 14h30, o doutorando Andrew Vinícius Cristaldo da Silva, sob a orientação da professora Dra. Nadia Bigarella, defende a tese ‘Escola Estadual de 1º grau Padre Franco Delpiano: primeira classe hospitalar do estado de mato grosso do sul (1976-1986)’.

No dia 26 de fevereiro, às 8h30, o doutorando: Eldes Ferreira de Lima, sob a orientação da professora Dra. Ruth Pavan, defende a tese ‘Contracorrente: a trajetória de um professor-homem nos anos iniciais do ensino fundamental’

No dia 26 de fevereiro, às 8h30, a doutoranda Estela Mara de Andrade, sob a orientação da professora Dr. Adir Casaro Nascimento, defende a tese com o tema ‘Indígenas Guató nas escolas urbanas de Corumbá/MS’

No dia 26 de fevereiro, às 14 horas, a doutoranda Maria Elisa Ennes Bartholomei, sob a orientação da professora Dra. Nadia Bigarella, defende a tese “Gestão educacional do programa escola – cívico militar: uma política para a rede estadual de Mato Grosso do Sul (2020-2023)’.

No dia 27 de fevereiro, às 14 horas, a doutoranda Renata Benedetti Mello Nagy Ramos, sob a orientação da professora Dra. Maria Cristina Lima Paniago, defende a tese ‘Movimentações entre o presencial e o digital/virtual: professores(as) arquitetos(as) e urbanistas, desafios e perspectivas da formação e prática docente’.

 

Defesas de Dissertações

No dia 8 de fevereiro, às 8 horas, a mestranda Luzia Aparecida do Nascimento, sob a orientação do Dr. José Licínio Backes, defende a dissertação com o tema ‘A Importância do cursinho pré-vestibular zumbi dos palmares para a construção da identidade de mulheres negras que se formaram na educação superior’.

No dia 27 de fevereiro, às 8h30, o mestrando Fernando Campos Peixoto, sob a orientação da professora Dra. Ruth Pavan, defende a dissertação ‘A docência e o processo de humanização na educação superior’.

No dia 27 de fevereiro, às 9 horas, o mestrando Luís Felipe Cristaldo Gonçalo, sob a orientação da professora Dra. Adir Casaro Nascimento, defende a dissertação ‘A Escola Municipal Feliciano Pio – Aldeia Ipegue durante a pandemia do covid-19: análise dos impactos, desafios e oportunidades’.

No dia 27 de fevereiro, às 14 horas, o mestrando Ricardo Henrique de Souza, sob a orientação da professora Dra. Marta Regina Brostolin, defende a dissertação ‘Crianças bem pequenas e as interações com leitura e escrita: concepções e práticas pedagógicas nas vozes dos professores’.

No dia 28 de fevereiro, às 14 horas, a mestrando Karolina da Silva Riquelme, sob a orientação da professora Dra. Flavinês Rebolo, defende a dissertação ‘Construindo um tecido de significados e sentidos relações interpessoais entre gestores e professores e o bem-estar ou mal-estar docente’.

No dia 29 de fevereiro, às 14 horas, a mestranda Rosalina de Carvalho Pantoja Nascimento, sob a orientação da professora Dra. Marta Regina Brostolin, defende a dissertação ‘A ludicidade na educação infantil e o protagonismo da criança na perspectiva dos professores’.