Tese de doutorando da UCDB aborda Relações Multi/Interculturais no uso de tecnologias digitais

27/03/2015 - 15:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gabriel Bittar

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

O programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), realizou ontem, na Sala de Bancas da Biblioteca Pe. Félix Zavattaro, a defesa de tese do doutorando José Francisco Sarmento Nogueira. Intitulada “Relações Multi/Interculturais no Uso de Tecnologias Digitais: Um Olhar Sobre o Ambiente Escolar Kaiowá e Guarani na Reserva Te’Ýikue do Município de Caarapó em Mato Grosso do Sul”, a tese foi orientada pelo professor Dr. Neimar Machado de Souza, da UCDB e da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

A banca examinadora foi composta pelo orientador e pelos docentes: Dr. Marcelo Marinho, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Dr. José Ribamar Bessa Freire, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Dra. Adir Casaro Nascimento, da UCDB, e Dra. Maria Cristina Lima Paniago, também da UCDB.

“A importância da pesquisa é avaliar o impacto que as tecnologias de alguma forma impõem nos ambientes indígenas”, foi uma das declarações do mestrando a respeito da pesquisa desenvolvida. Segundo a tese, não há, no entanto, possibilidade de aculturação, pois a cultura é dinâmica e mesmo que os indígenas se apropriem de certa parcela de cultura exterior, mantém sua identidade como povo indígena. Um dos objetivos da pesquisa foi de entender o conceito de cultura e como ela revolucionou a maneira de pensar as relações sociais na modernidade.

A tese é o resultado de um pensamento a respeito de como o encontro do mundo indígena com o mundo urbano ocorre, e muitas das reflexões da mesma foram desenvolvidas junto ao Neppi, acompanhando os povos indígenas."A ideia é formar o sujeito híbrido: aquele que dialoga com outras culturas sem perder sua identidade, tendo em vista que a inserção da tecnologia nas aldeias é um processo natural que traz a interlocução entre as comunidades indígenas e não-indígenas por meio da internet", destacou o doutorando.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (67) 3312-3597.