Software que detecta e classifica doenças na lavoura é tema de tese desenvolvida na UCDB

14/02/2017 - 7:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Ellen Prudente

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Gercina Gonçalves da Silva, doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais Sustentabilidade e Agropecuária da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) defendeu, na tarde de sexta-feira (10), a tese intitulada: Superpixel e aprendizagem supervisionada para identificação de doenças da soja em imagens obtidas por veículos aéreos não tripulados.

A pesquisa tem como proposta apresentar um software que detecta e classifica doenças em plantas com imagens feitas por drones.  “Doenças reduzem produtividade no campo e o meu objetivo é detectá-las cedo para que assim o prejuízo, que chega a perda de 15 a 20% da produção, seja muito menor, uma forma de alavancar a economia”, explicou a doutoranda, que apresentou também o cálculo das métricas de avaliação que o programa de computador utiliza.

“Estar no campo e conhecer o dia-a-dia do trabalhador rural foi de essencial importância para comprovar minha proposta”, finalizou. O trabalho foi orientado pelo professor Dr. Hemerson Pistori  e a banca foi composta pelo professores da UCDB Dr. Denilson de Oliveira Guilherme e Dra. Naji Rajai Nasri Ama, além do administrador da IbiGeo Geociência Aplicada, Dr. Marcelo Theophilo Folhes, do professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Dr. Wesley Nunes Gonçalves e o PHd pelo Israel Institute of Technology (Techinion) Dr. Oswaldo Barbosa Loureda.

Mais informações a respeito do Programa podem ser obtidas pelo número (67) 3312-3702.