Seminário promovido pela Católica propõe discussões sobre violência, gênero e populações vulneráveis

18/10/2016 - 13:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Ariane Nogueira

Acadêmicos da graduação e pós-graduação assistem discussão de especialistas sobre o tema

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Realizado na segunda-feira (17), na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), o Seminário de Violência, Gênero e Populações Vulneráveis. O evento é uma organização do Programa de Mestrado e Doutorado em Psicologia da Católica e tem como público-alvo alunos da graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores, egressos da UCDB e profissionais da área. 

O evento contou com duas mesas-redondas. A primeira começou às 8h15min e abordou o tema ‘Psicologia Jurídica na Área da Infância, Juventude, Idosos e Mulher’. Compôs a mesa a Juíza de Direito da Vara da Infância, Juventude e Idoso da Comarca de Campo Grande, Katy Braun do Prado, a coordenadora de apoio aos projetos na Coordenadoria de Infância e Juventude de Mato Grosso do Sul (MS), Rosa Rosângela do Carmo Pires Aquino, a assistente social da Coordenadoria Psicossocial Forense, Maria Bernadete de Castro Amaral Sobroza, e a docente do curso de Direito da Católica, Nabiha de Oliveira Maksoud.  

Tratando a questão do Depoimento Especial a Juíza explicou como o tratamento com a criança deve ser diferenciado, trazendo mais segurança, “a metodologia do Depoimento Especial propõe a redução do número de vezes que a criança deve testemunhar e recomenda um espaço acolhedor e amigável, a existência de uma equipe multidisciplinar formada em entrevista forense com crianças e a gravação da entrevista com o objetivo de anexá-la ao processo”.  

A segunda mesa discorreu sobre ‘Direitos Humanos, Meio Ambiente, Proteção aos Animais e Populações Vulneráveis’. Sob a Coordenação da professora Dra. Sônia Grubits participaram da discussão as psicólogas e doutorandas do PPGP/UCDB Alessandra Lumi Ussami, Adriana Rita Sordi, Silvia Muraki, e a docente da Católica, Dra. Heloísa Bruna Grubits Freire. Para mais informações sobre o evento ligue 3312-3605.