Produção e manejo do porco monteiro é discutido em workshop

01/07/2016 - 11:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Ariane Nogueira e Mariana Ostemberg

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

 

O porco monteiro foi o destaque ontem (30), na abertura da 1ª edição do workshop  ‘A interface entre bovinos e o porco monteiro (Sus scrofa) no Pantanal:  aspectos ecológicos, sanitários e de produção’, realizado pelos membros do o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

“A palestra inicial teve como objetivo subsidiar os participantes com informações sobre a biologia e ecologia do porco monteiro, uma vez que as próximas palestras vão tratar sobre a produção, o manejo dessa espécie”, explicou a professora doutrora Grasiela Porfírio, durante a palestra ‘Biologia e Ecologia do porco monteiro em MS’.

‘A importância do monitoramento de agentes virais de notificação compulsória nas populações de porco monteiro e javali’ foi o tema da palestra trazida pela professora Dra. Rita de Cássia da Silva Paes e pela Dra. Reny Correa Lyrio, do Iagro.

No período da tarde, a palestra foi realizada pelo professor e coordenador da Unidade de Vida Selvagem, Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, de Portugal, Dr. Carlos Fonseca, que falou sobre o tema ‘Javalis e outros suídeos do Brasil e do mundo: espécies cinegéticas e conflitos na agropecuária’.

O palestrante falou sobre as espécies de porcos do mundo, mais especificamente dos javalis. “Meu objetivo é partilhar com os participantes do evento os conhecimentos gerados sobre os javalis da Europa, de modo a contribuir para melhor manejo da problemática do javali no Brasil”, disse o professor. 

A Universidade de Aveiro tem convênio com a UCDB, permitindo trocas de experiências entre ambos. Mais informações sobre o PPGCASA podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3702.

 

Clique na foto principal e navegue pela Galeria de fotos do Workshop.