Políticas públicas educacionais são debatidas em seminário do PPGE

16/04/2015 - 11:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gabriel Bittar

Seminário reuniu docentes de vários programas de Educação

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

 

O Programa de Pós-Graduação em Educação realizou, ontem (15), na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), a última palestra do Seminário Pesquisa em Educação: Formação de Professores, Políticas Públicas e Interculturalidade, iniciado na terça-feira (14).

Três pontos foram abordados pelos professores: as pesquisas, as políticas educacionais e as fontes e critérios para uso das fontes escritas e não escritas.

Uma das palestrantes, Dra. Elisângela Scaff, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), comentou a respeito da pesquisa e da objetivo da palestra: “A finalidade é informar sobre o que tem sido pesquisado na área de política e gestão da educação e trazer discussões importantes feitas na área em nível nacional internacional, por exemplo: as metodologias, o estudo do conhecimento...”. Ela completou: “As pessoas fazem perguntas, elogiam pelas contribuições para a prática e pesquisa da comunidade; há um retorno e fica claro que estão utilizando isso”.

Já a palestrante Dra. Margarita Victoria Rodriguez, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), enfatizou a importância da análise e discussão dos temas: “Discutimos as contribuições do materialismo histórico para a política educacional sob a perspectiva dos métodos de pesquisa. Esse método é atual e dá conta de compreender a realidade”. E ainda: “A ideia é contribuir para a reflexão a respeito das pesquisas e com o que esses pesquisadores vão se preocupar na hora de desenvolver essa pesquisa. É importante participar, e por isso tivemos momentos abertos a perguntas durante a palestra”.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3312-3584.