Pesquisas desenvolvidas na UCDB são expostas durante o Seminário de Saúde Mental no Trabalho

15/09/2017 - 13:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Natalie Malulei

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Docentes e alunos do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) participaram de terça-feira (12) a quinta-feira (14) do Seminário de Saúde Mental no Trabalho —evento promovido no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande, pela Secretaria de Estado de Saúde por intermédio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador.

Conceitos gerais de saúde mental no trabalho e, também, o processo de adoecimento dos servidores públicos foram pontos trabalhados durante o seminário com o intuito de gerar reflexão por parte dos gestores e profissionais sobre os riscos existentes e, além disso, apresentar alternativas para a melhoria da qualidade de vida no trabalho.

A UCDB esteve presente não só na organização do evento, com o apoio da professora Dra. Liliana Guimarães, mas também contribuiu com a apresentação de pesquisas e intervenções desenvolvidas no Laboratório de Saúde Mental e Qualidade de Vida no Trabalho, localizado na Clínica-Escola da Instituição.

“É muito importante abordar o tema da saúde mental no trabalho, ainda mais para os servidores públicos e gestores que estavam na plateia acompanhando a nossa apresentação, pois essas pessoas precisam saber identificar de forma precoce quando algum colaborador apresenta sintomas de transtornos emocionais para que ele seja encaminhado para um tratamento”, enfatizou professora Liliana.

Trabalhos apresentados pelo Programa de Pós-Graduação da UCDB

Na manhã de terça-feira (12) foi realizado o  painel “Transtornos mentais relacionados ao trabalho”. Na data, a discussão mediada pela professora Liliana, contou com a participação de duas doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UCDB, Vanusa Meneghel e Márcia Regina Teixeira Minari e, também, com  a da doutora formada pelo Programa, Helen Paola Vieira Bueno. Durante o painel foram abordados os seguintes temas: “Depressão e Trabalho”, “Fatores psicossociais de risco e proteção ao trabalho” e “Estresse no trabalho: avalie seu nível”.

Já na tarde de quarta-feira (13), foi a vez da professora Liliana relatar a experiência de intervenção em saúde mental e trabalho adquirida pela implantação do serviço de atendimento psicológico aos policias rodoviários federais. O trabalho é desenvolvido pela Católica em parceria com a Superintendência da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Mato Grosso do Sul e auxiliou na redução dos afastamentos de servidores por transtornos mentais. Em 2015, 26% das licenças médicas eram tiradas pelos policiais por esse motivo, uma porcentagem que em 2016, após um ano de realização do trabalho, reduziu para 15%.

No último dia do seminário (14), Fernando Faleiros de Oliveira, também doutorando em Psicologia pela UCDB, ministrou a palestra sobre “Síndrome de Burnout: o esgotamento profissional nas demandas de saúde ocupacional”. 

“Para a UCDB é muito relevante estar presente nesse tipo de seminário. Essa é uma forma de dar uma resposta para a sociedade em relação aos trabalhos e pesquisas desenvolvidas aqui e também de promover a integração com os órgãos públicos para que novos projetos sejam desenvolvidos em prol das pessoas”,  esclareceu a professora Liliana.