Pesquisa em Biotecnologia mostra que araruta pode ajudar no controle de pragas

21/03/2017 - 7:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Ellen Prudente

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Guilherme Augusto Abrantes Sousa, discente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Biotecnologia — Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) defendeu, na sexta-feira (17), a dissertação desenvolvida durante o curso. Orientado durante os dois anos de pesquisa pelo professor Dr. Ludovico Migliolo, Guilherme trabalhou o tema: Avaliação in vitro da fração rica em inibidores de Protease Serinicas de Maranta arundinacea L. contra Spodoptera frugiperda.

Na pesquisa, Guilherme utilizou o inibidor de protease (uma espécie de mecanismo de defesa) da planta araruta para desenvolver o controle de super população de praga nas lavouras, mais especificamente a lagarta do cartucho. “Araruta é uma planta alimentícia de um valor não muito comercial, então tentamos resgatá-la para que pudesse atuar como um controlador de pragas natural”, explicou o mestrando. Guilherme utilizou vários processos ao longo da pesquisa, como fracionamento, quantificação proteica e determinação molecular. “Estou apenas no começo da pesquisa, mas é algo promissor e tenho sonho de transformar esta ideia em um produto final”, finalizou o discente.

Banca examinadora foi constituída pela docente da UCDB professora Dra. Suzana Meira Ribeiro e pelo professor da Universidade de São Paulo (USP) Dr. Marcio de Castro Silva Filho. Mais informações sobre o programa de Pós-Graduação em Biotecnologia podem ser obtidas por meio do número (67)3312-3768.