Perspectiva dos alunos do 9º ano do ensino fundamental é analisada por mestrando da UCDB

28/03/2017 - 11:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Ellen Prudente

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Programa de Pós-graduação em Educação — Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou, na tarde desta segunda-feira (27), a banca de defesa de dissertação de Edenir Pereira da Silva. O mestrando foi orientado pela professora Dra. Ruth Pavan e desenvolveu a dissertação com o tema: O currículo escolar na perspectiva dos(as) alunos(as) do 9º ano de ensino fundamental.

Professor de uma escola da rede pública da cidade de Juína (MT), Edenir analisou os próprios alunos para desenvolver a dissertação. “Como professor de educação física, comecei a perceber que os alunos matavam as outras aulas para ficar na quadra. Então, quis saber o que os levava a não querer assistir às aulas”, contou o mestrando. Alunos foram questionados sobre o que achavam do currículo escolar e o que a educação representava para cada um. “Embora eles soubessem da importância dos estudos afirmavam que aquele ensino estava muito distante da realidade em que viviam”, explicou Edenir.

No trabalho o docente propõe uma educação que legitime a realidade cultural daqueles alunos. “Trago uma perspectiva de currículo multicultural, que valoriza as diferentes culturas do cotidiano escolar e que desconstrua estereótipos de inferioridade”, finalizou. A banca examinadora foi constituída pela professora do Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran) Dra. Claunice Maria Dorneles e pela professora da Católica Dra. Marta Regina Brostolin. Mais informações a respeito do programa de Pós-Graduação em Educação podem ser obtidas por meio do número (67) 3312-3597.