Mestrando apresenta defesa de dissertação sobre resíduos industriais

29/01/2016 - 9:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gabriel Bittar

João Henrique de Souza Barros durante apresentação da defesa do mestrado

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

O Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agrária da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou, na última quarta-feira (27), no bloco Biossaúde, a defesa de dissertação do mestrando João Henrique de Souza Barros.

Intitulada “Resíduos Industriais de Madeireiras em Áreas de Cerrado Sul-Mato-Grossense: diagnóstico e aproveitamento”, a dissertação teve como orientador o professor Dr. Cristiano Marcelo Espínola Carvalho, e como coorientadora a professora Dra. Josimara Nolasco Rondon.

A banca examinadora foi composta pelos professores Dra. Maria Helena da Silva Andrade, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Dra. Auricleia Sarmento Paiva e Dr. Reginaldo Brito da Costa, sendo ambos da UCDB.

No âmbito da sustentabilidade, o mestrando apontou “A tendência é a transformação de resíduos. Vários deles podem ser reaproveitados; exemplos são telhas, cosméticos, madeira e muitos outros. Os resíduos caracterizados como lenha podem ser picados e transformados em cavaco, para posterior utilização em fornalhas”.

João comentou ainda sobre a visão das empresas dessa área em relação à economia. “Estamos passando por aquilo que alguns denominam ‘retração econômica’ mas, inversamente a esse dado, a quantidade de empresas está aumentando nesse ramo”. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3702.