Grupo Inovisão ganha dois prêmios em evento nacional

17/11/2023 - 14:04 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

 

O grupo de pesquisa Inovisão, liderado pelo professor da Universidade Católica Dom Bosco Dr. Hemerson Pistori, foi o grande vencedor da melhor tese do ano, com o Dr. Diego Sant’Ana, e ficou em segundo lugar na categoria melhor artigo do evento, o XVIII Workshop de Visão Computacional (WVC) 2023, realizado dias 13 e 14 de novembro, no Centro Universitário FEI, em São Bernardo do Campo (SP).

A tese de Diego foi defendida em maio de 2022 no programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Local da UCDB e teve como tema “Pesagem de ovinos a partir de imagens”. Conforme o vídeo de apresentação que concorreu ao prêmio, Diego buscou realizar a predição de peso de ovinos por meio de técnicas de visão computacional e aprendizado de máquinas. O trabalho foi desenvolvido na Fazenda-Escola da UCDB sob a orientação do professor Hemerson Pistori.

Já o artigo premiado teve como tema “The influence of lighting on fingerlings counting” e foi desenvolvido por Vanir Garcia, Diego Sant’Ana, Vanda Garcia Zanoni, Márcio Carneiro Brito Pache, Marco Hiroshi Naka, Pedro Lucas França Albuquerque, Tiago Lewandowski, Adair da Silva Oliveira Júnior, João Victor Araújo Rozales, Milena Wolff Ferreira, Eduardo Quirino Arguelho de Queiroz, José Carlos Marino Almanza e Hemerson Pistori. O estudo interdisciplinar é para o desenvolvimento do contador de alevinos utilizado na piscicultura e vem sendo desenvolvido há muitos anos.

O professor Hemerson esteve no evento acompanhado pelo mestrando Eduardo Bedin (Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária) e pelos alunos de Engenharia de Computação Leonardo Kapteinat Ramos, Daniel Ortega de Carvalho e Thierry Vinícius Lourenço De Lima. No total, o grupo Inovisão teve sete trabalhos aceitos no evento — o maior da área de visão computacional do País.

Saiba mais sobre as pesquisas desenvolvidas pelo Inovisão no website http://inovisao.weebly.com/