Estudo feito por mestranda da Católica analisou o acesso de moradores de rua à direitos básicos

01/03/2018 - 9:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Michele Moraes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

“Rastros de Existência: Possibilidade de constituição de si da população em situação de rua” foi tema da dissertação desenvolvida por Priscilla Lorenzini Fernades de Oliveira mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Mestrado e Doutorado) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Na terça-feira (27), o trabalho elaborado por ela durante o curso, sob a orientação da professora Dra. Anita Guazzelli Bernardes, foi apresentado à banca avaliadora na sala de defesa da Biblioteca Pe. Félix Zavattaro.

Na data, a mestranda expôs que durante um ano e meio conviveu com os moradores de rua e acompanhou a realidade de cada um, com o intuito de identificar os mecanismos de poder que regulam a vida das pessoas que estão nesta situação. Priscila pontuou também que, em algumas situações, ajudou o grupo a ter acesso à direitos que, muitas vezes, eram negados.  

“Não foi uma pesquisa que buscava entender o porquê que eles estavam lá, vivendo na praça, mas um estudo que buscou identificar as possibilidades que eles deviam ter mesmo estando nas ruas como acesso à saúde e segurança, por exemplo”, esclareceu a mestranda.

Após a conclusão do trabalho, mestranda demonstrou sua gratidão pela orientadora da dissertação: “Eu agradeço a professora Anita que me ajudou ao longo de todo esse processo, foi uma orientadora que esteve sempre muito disponível, não só pelas questões metodológicas da pesquisa, mas também pelas angústias que os encontros com essa população geravam”.

Participaram da mesa examinadora, além da professora Anita, a professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) Dra. Isabela Aparecida de Oliveira Lussi e as professoras da UCDB Dra.Luciane Pinho de Almeida e Dra. Neuza Maria de Fátima Guareschi.

Para obter mais informações a respeito do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UCDB entre em contato pelo número (67) 3312-3605.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.