Cenário da pós-graduação em Biotecnologia no País é discutido em palestra na UCDB

03/12/2015 - 7:01 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Mariana Ostemberg

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

"O Cenário da Pós-Graduação em Biotecnologia no País" foi tema de palestra ministrada pelo diretor do Centro de Desenvolvimento Tecnológico e professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Dr. Odir Antonio Dellagostin. O evento faz parte da disciplina Seminários em Biotecnologia do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), realizado nesta quarta-feira (2).

Pela manhã, o professor participou de encontro com o Reitor da UCDB, Pe. Ricardo Carlos, do qual participaram também o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Hemerson Pistori, o coordenador do Mestrado em Biotecnologia, Cristiano Espinola Carvalho e professores do programa.

Segundo o palestrante, a comissão Análise do Sistema de Avaliação de Qualidade de pós-graduação (CAPES), ao avaliar um curso, utiliza cinco requisitos. “O primeiro deles é a proposta do programa, em que se certifica a coerência entre as áreas e linhas de pesquisas, as ideias de melhorias para uma infraestrutura. O segundo requisito avaliado é o corpo docente, em que são verificados o perfil, a titulação, o aprimoramento do profissional. Como terceiro requisito está o corpo discente, tese e dissertação. O quarto é a produção intelectual e, por fim, a inserção social, ou seja, o impacto regional e nacional do curso e a integração da Instituição de ensino com outras instituições”, detalhou.

Ao analisar a produção científica do curso de pós-graduação da UCDB, Dellagostin aconselha manter o ritmo e ter sempre motivação. “Não tem como não reconhecer o desempenho e a qualidade do curso da UCDB. É necessário manter essa energia; o desempenho não depende só dos professores, mas principalmente do esforço e da vontade de vocês, alunos. Continuem, vocês estão em um bom caminho, o resultado no final será muito bom”, motivou o professor.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3768.