Simpósio de ESA debate sistema elétrico, saneamento e financiamento de projetos

07/11/2013 - 8:00 - Graduação

Fonte: Luiz Antonio

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

 

O Simpósio de Engenharia Sanitária e Ambiental (SIESA), que acontece nesta semana na Universidade Católica Dom Bosco, tem continuação nesta quinta-feira, com a discussão de temas como aproveitamento hidrelétrico, financiamento para projetos sustentáveis, investimentos em saneamento e políticas públicas.

Na programação de hoje também está uma visita técnica ao Grupo Votorantim e continuidade do minicurso sobre Modelagem hidráulica e sistemas de abastecimento de água.

O simpósio continua suas atividade até amanhã (8), sempre com o início às 7h30, no anfiteatro do bloco B.

Ontem

Nesta quarta-feira, o evento teve início com a palestra de Tratamento de água residuária e aproveitamento energético de biogás, ministrada pela professora Edineia Lazarotto, que abordou durante a palestra sobre a produção de biogás proveniente da vinhaças e algas.

O palestrante Guilherme Henrique Cavazzana, mestrando em Tecnologia Ambiental, tratou sobre consultoria ambiental, abordando as áreas em que o engenheiro ambiental pode atuar, as dificuldades e o mercado de trabalho. “Abordei um pouco sobre o que um engenheiro sanitarista e ambiental pode fazer no mercado, quais são as dificuldades, os bônus de um consultor, as dificuldade de mercado e concorrência, nicho de mercado. Foi mais um aconselhamento do que uma palestra, para o acadêmico entender mais do mercado de trabalho”, disse Guilherme.

Encerrando a programação da manhã, a professora Cladia Bacchi abordo o tema Delimitação de processo erosivos em Campo Grande. No período da tarde aconteceu visita técnica ao aterro sanitário da Capital e, à noite, os minicursos sobre modelagem hidráulica e captação de água da chuva.

Segundo Juliane Gonçalves da Silva, do 8º semestre de ESA, o evento foi planejado com ajuda dos acadêmicos. “O objetivo do evento é permitir que os acadêmicos tenham contato com o mercado de trabalho, com as pessoas que trabalham com consultoria, que tenham empresas ou funcionários públicos e pesquisadores da área. É importante sabermos o que está acontecendo no mercado de trabalho e as áreas em que podemos atuar”, afirmou.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3312-3425.