Semana Teológica traz nesta quinta-feira palestra “O cuidado com a casa comum: horizontes da Laudato Si”

14/09/2017 - 8:00 - Graduação

Fonte: Natalie Malulei

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Na noite desta quinta-feira (14), a partir das 19h, o anfiteatro do bloco A da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) será palco para discussão do tema “O Cuidado com a Casa Comum: Horizontes da Laudato Si”. Esta é a terceira palestra promovida pela Semana Teológica da UCDB e, pela segunda vez, o assunto será exposto pelo Frei Nilo Agostini, doutor em Teologia, professor, pesquisador, escritor e conferencista na área da Ética Cristã e Teologia Moral.

Na quarta-feira (13), o Frei Nilo conversou com os participantes do evento sobre “A Questão Ecológica na Doutrina Social da Igreja”. Durante a palestra, enfatizou que a importância de enxergar e tratar o homem como um ser integral, composto por razão, emoção e espiritualidade e, diante disso, também é preciso considerar o ambiente no qual esta inserido o que inclui o âmbito social e a natureza.

“Pensar na fé cristã é valorizar o ser humano como um elo da corrente da vida que se chama ecologia. Temos que acompanhar as situações em que a humanidade se encontra, valorizar a dimensão social e política acoplada a ela, detectar nas estruturas os mecanismos que correspondem, ou não, à proposta do reino de Deus”, pontuou.

A Semana Teológica, que teve início no dia 11 deste mês, se encerra nesta sexta-feira (15) com uma mesa-redonda que também será realizada no anfiteatro do bloco A, às 19h. A discussão propõe o tema “Por uma ética ecológica na vida cotidiana” e será mediada pelo filósofo Luiz Gustavo Winkler, seminarista da Arquidiocese de Campo Grande e acadêmico do 4º ano de Teologia do Instituto Teológico João Paulo II (Iteo).

Durante esta edição do evento o tema central abordado é “O Cuidado com a Casa Comum: Por uma Consciência Ecológica Integral”. O conteúdo foi escolhido com o intuito de promover o diálogo interdisciplinar entre a teologia e assuntos que envolvem o cuidado com o meio ambiente.