Profissionais da Iagro ministram palestra para acadêmicos de Agronomia da UCDB

18/08/2017 - 9:00 - Graduação

Fonte: Michele Moraes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Egresso da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) Felipe Porto Carreiro esteve nesta quinta-feira (17) no campus Tamandaré para conversar com os acadêmicos de Agronomia. O profissional, hoje gerente de defesa vegetal da Agência Estadual de Defesa Sanitária e Animal (Iagro), veio acompanhado da fiscal agropecuária Marise Garcia César que também atua no órgão. Os dois passaram informações sobre  o Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) — regulamentação para comercialização de produtos vegetais e pragas relacionadas a fruticultura.

Durante a palestra Felipe explicou o que é a Iagro e como atua no contexto estadual e federal, além de citar as principais atividades relacionadas as defesas sanitárias. Já Marise focou na fruticultura. “A Divisão de Defesa Sanitária Vegetal (DDSV) é composta por quatro grandes núcleos: de ‘Grandes Culturas’, de ‘Agrotóxico’, de ‘Fruticultura’ e o núcleo ‘Avançado de Ceasa’. Cada um é responsável por fiscalizar uma área diferente, por exemplo,  no ‘Grandes Culturas’ nós fiscalizamos a soja, o milho, algodão de origem asiática e levantamentos fitossanitários, o que envolve  os 34 fiscais agrônomos que trabalham no local”, esclareceu o gerente de defesa vegetal da Iagro.

Como os alunos vão se deparar com essa legislação após concluírem a graduação, o professor Denilson de Oliveira Guilherme que ministra a disciplina “Fruticultura” teve a iniciativa de convidar os profissionais para falar com os acadêmicos. “Além de ensiná-los sobre os certificados exigidos, promovemos esta inciativa de convidar ex-alunos de Agronomia que se destacaram no mercado como uma forma de incentivá-los e, também, para que conheçam as áreas de atuação profissional”, pontuou o docente.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.