Outubro Rosa: curso de Enfermagem faz ação de prevenção ao câncer de mama na UCDB

19/10/2017 - 11:00 - Graduação

Fonte: Michele Moraes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Em alusão ao Outubro Rosa — mês voltado para a prevenção do câncer de mama em todo mundo, acadêmicos de Enfermagem da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizam uma ação de conscientização no campus Tamandaré. A iniciativa é itinerante e vai percorrer todos os blocos da Universidade. Nesta quinta-feira (19), será realizada no bloco C.

Com panfletos e materiais informativos sobre a doença, os alunos do 8º e 6º semestres de Enfermagem montaram um estande rosa para orientar os acadêmicos. O espaço foi decorado com flores, escova de cabelo e perfumes, com o intuito de deixar as mulheres mais à vontade e traz também espelhos e uma réplica aumentada de um seio para que elas possam aprender na prática como fazer o autoexame.

De acordo com a acadêmica Rafaela Serrano Fusquine, todo ano o curso de Enfermagem faz a campanha de conscientização no centro da cidade e, pela primeira vez, decidiu trazer a iniciativa para a própria UCDB para alertar as pessoas sobre a importância de conhecer o próprio corpo e colocar em prática o autoexame.

“Muitas vezes a pessoa vê na TV, na internet ou em panfletos toda a campanha, entende a importância daquilo e quer se prevenir, mas não sabe como se autoavaliar.  O problema é que quando  tenta em casa sozinha, não faz do jeito correto e mesmo que tenha alguma coisa que precise ser examinada mais atentamente, ela não percebe”, explicou Rafaela.

Apesar de a campanha geralmente ser voltada mais para o público feminino, os acadêmicos de Enfermagem também querem alertar os homens, pois eles estão propícios a terem a doença. “É importante que os meninos fiquem atentos porque o câncer de mama os afeta também, e da mesma forma que há para a mulher, para eles existe o autoexame. Sabemos é que difícil ter um interesse por parte desse público, então no Novembro Azul, quando o foco é o cuidado com a saúde deles, voltaremos a falar sobre isso”, esclareceu Rafaela.

Mais do que abordar o câncer de mama, os futuros enfermeiros aproveitam a oportunidade para orientar os acadêmicos sobre outras doenças como hepatite B e C, síflis e HIV. Passam informações sobre as doenças e também sobre a importância do uso de preservativos tanto femininos quanto masculinos para prevenção.

A ação segue até o final de outubro. Na sexta-feira (20), o grupo vai estar no bloco D; na segunda-feira (23), no bloco A, na terça-feira (24), no bloco Administrativo e na quarta-feira (25), no bloco B. Após isso no dia 26, o estande volta a ser exposto no bloco C e, dia 27, no D. Já nos dias 30 e 31 serão promovidas palestras sobre o tema. Para obter mais informações entre em contato com a coordenação do curso de Enfermagem por meio do número (67) 3312-3458.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.