Grupo Hiperdia oferece atendimento gratuito à pacientes hipertensos e diabéticos na Clínica-Escola da UCDB

12/09/2017 - 13:00 - Graduação

Fonte: Michele Moraes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Equipe multidisciplinar composta por acadêmicos de Enfermagem, Nutrição e Educação Física da Universidade Católica Dom Bosco forma o grupo “Hiperdia” —voltado especificamente para o atendimento de pacientes que possuem hipertensão e diabetes.

Nesta segunda-feira (11), foi realizada a terceira ação da equipe, na Clínica-Escola da UCDB, quando é feito um mutirão de atendimentos. Sob supervisão dos professores de cada área, os acadêmicos aferem pressão, verificam a glicemia capilar e promovem atividades educativas com o intuito de orientar os pacientes sobre alimentação saudável e exercícios físicos, por exemplo.

“Estamos aqui para esclarecer as dúvidas dos pacientes e fazer uma consulta, se for necessário, porque o hipertenso-diabético precisa de um cuidado especial o que exige a atualização constante dos dados dos sinais vitais e da glicemia capilar. Se isso não for monitorado, muitas vezes a pessoa possui picos de pressão alta ou de insulina e não sabe, o que oferece sérios riscos à saúde. Para ajudá-los nisso é que foi criado o Hiperdia”, explicou a professora e coordenadora da grupo, Aucely Corrêa Fernandes Chagas.

As pessoas que passam pela avaliação da equipe multidisciplinar a cada quinze dias ou semanalmente, são geralmente pacientes regulares da Clínica-Escola da UCDB ou faziam parte de um grupo de hipertensos e diabéticos da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Jardim Seminário, em Campo Grande. Porém o atendimento é voltado a todos que sofrem das doenças e é realizado de graça, para mais informações entre contato com a Clínica-Escola da UCDB por meio do número (67) 3312-3710.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.