Exposição de objetos feitos à base de cimento é realizada por acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo

30/11/2023 - 8:00 - Graduação

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

A criatividade foi a palavra chave para que acadêmicos do 4º semestre, matutino e noturno, do curso de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), desenvolvessem um objeto à base de cimento. A atividade avaliativa faz parte da disciplina “Materiais de construção e acabamento”, ministrada pelo professor Alessandro Campos, e os trabalhos vão ficar expostos até amanhã (1º/12) no saguão do bloco A.

Segundo o professor da disciplina, Alessandro Campo, para a atividade individual o aluno deveria verificar a aplicabilidade do produto além da utilização na construção civil, verificando a versatilidade do material. “Eles tiveram 30 dias para executarem o trabalho. Tivemos aulas teóricas  sobre a dosagem do material e o tipo de acabamento, antes de aplicarem e desenvolverem o objeto”, ressaltou o docente.

Dentre as aplicações estão velas decorativas com base em concreto, feitas pela acadêmica do 4º semestre de Arquitetura, Lívia Furtado. “Utilizei cano de PVC para fazer a base da vela com corante azul, cimento, areia e água, deixando secar por 24 horas. Depois adicionei a parafina derretida e coloquei o pavio, permanecendo mais um dia de descanso para secar. Para finalizar, apliquei uma tatuagem temporária para enfeitar. Gostei muito do resultado e de trabalhar com esse produto”, destacou a acadêmica.

Além das velas, a exposição conta com diversos objetos, como adega, calendário de mesa, abajur, porta vela, luminária, porta livros, vasos, bancos, porta ração, terrário, churrasqueira portátil, entre outros.