Ética é tema de mesa redonda voltada para acadêmicos de sete cursos da UCDB

08/03/2018 - 15:00 - Graduação

Fonte: Michele Moraes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Acadêmicos de sete cursos da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) participaram nesta quarta-feira (7), no anfiteatro do bloco A, de uma mesa redonda com o tema “Ética”. O debate veio como uma Aula Inaugural para recepcionar os calouros de Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Biomedicina e Filosofia, além de proporcionar a integração entre as graduações.

Segundo o coordenador do curso de Filosofia, Victor Hugo de Oliveira Marques, como a ética é um tema atual e de urgente discussão em qualquer área, dessa vez, foram convidados para participar do debate os cursos que abordam partes diferentes do ser humano — desde o físico, até o comportamento, pensamento e ação.

“Não seria possível debater um tema tão emergente como a ética, a partir de um só ponto de vista, por isso juntamos cada área que trabalha com um recorte do ser humano diferente para discutir as implicações do assunto, algo que foi fundamental para ter uma visão geral a respeito do tema”, pontuou Victor Hugo.

Participaram da mesa redonda, além do professor Victor Hugo, o professor de Filosofia Pe. Márcio Bogaz; o coordenador do curso de Psicologia, Renan da Cunha Soares Júnior, e a coordenadora do curso de Fisioterapia e secretária do Comitê de Ética e Pesquisa, Carla Toledo.

Dentro do tema principal os especialistas falaram sobre identidade ética, habilidades sociais assertivas, empatia e a ética relacionada à pesquisas com seres humanos e animais. Além disso, também foram citados casos antiéticos ocorridos na história da humanidade. Após as explanações feitas pelos participantes da mesa, a discussão abriu-se para os participantes.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.