Encontro Tecnológico UCDB promove discussão descontraída entre acadêmicos e profissionais da área

08/06/2017 - 13:00 - Graduação

Fonte: Natalie Malulei

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Dinamismo e descontração marcaram o Encontro Tecnológico UCDB realizado na noite desta quarta-feira (7). Mais de 150 acadêmicos dos cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e das Engenharias de Computação e de Controle e Automação marcaram presença para debater e trocar experiências com oito profissionais convidados.

A primeira edição do evento adotou o modelo fishbowl que possibilitou a interação entre os participantes. No auditório da biblioteca do campus Tamandaré, cinco cadeiras foram colocadas em frente ao espaço destinado à plateia e conforme os assuntos sugeridos pelos próprios participantes eram sorteados, quem gostaria de opinar ou contribuir com alguma informação poderia assumir um dos lugares.

Proposta foi sugerida pelo mediador do debate, professor Carlos Yamakawa, que também organizou o evento junto com a professora Ana Karina Vieira da Silva e com o coordenador de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Marcos Alves.

“Essa modalidade é mais atual, traz a possibilidade das pessoas dialogarem e discutirem ao invés de ficar só ouvindo o palestrante. Uma forma divertida de trocar conhecimento e a gente quer trazer para os alunos que existem as experiências de mercado, mas o que ensinamos na sala de aula tem valor e as empresas vão cobrar isso”, explicou Marcos.

Entre os profissionais convidados estava o coordenador de projetos de Tecnologia de Informação da UCDB, Nadson Soares de Oliveira. Ele aprovou a interação entre o mundo acadêmico e o mercado de trabalho proporcionada pelo encontro e expôs aos universitários um dos pontos que mais acha importante: os processos do desenvolvimento de um software. “São várias etapas, desde a maneira como o software é concebido até o momento em que ele é entregue e depois o pós-venda, o monitoramento e o feedback da implantação do sistema. Se o profissional não ficar atento a todos esses processos pode ter um resultado ruim ou uma falha no software”, esclareceu.

Egresso da UCDB, o desenvolvedor de software da empresa Sedep – Brasil, Dyego Nogueira também foi um dos convidados. “Quero passar a minha experiência para os acadêmicos e também falar que pra ser um bom profissional é preciso, principalmente, ser resiliente, porque se encara uma jornada muito grande de estudos na universidade e quando você sai para o mercado de  trabalho isso deve continuar. Conhecimento hoje é fundamental, tem que buscar sempre o aprimoramento”, alertou.

Também marcaram presença no evento o diretor técnico do Grupo Idealtech, Mário Soto; o desenvolvedor júnior na empresa PSG, Sérgio Antônio Soares Filho; a analista de sistemas sênior na empresa SGI, Vanessa de Oliveira Souza Campanha; o professor do curso de TADS UCDB e também e diretor da High Tech, Virmerson Bento dos Santos; o desenvolvedor front-end  nas empresas Youzoom Soluções Web e Novaoito, William da Silva Goulart; e a analista de negócios da Digix, Claudinéia Fortes.

Para obter mais informações entre em contato pelo telefone (67) 3312-3518.