Dia do profissional de Educação Física é celebrado na UCDB

31/08/2015 - 15:00 - Graduação

Fonte: Andressa Moreira

Alunos participam de evento

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou, na última sexta-feira (28), evento em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física, que é celebrado no dia 1° de setembro. Nesta data, foi sancionada a Lei Federal 9696/98, que regulamentou a profissão de Educação Física e criou o Conselho Federal e os conselhos regionais.

Para compor a comissão de honra, foram chamados diversos profissionais da área: o palestrante da noite, Professor Rony Tschoeke; o professor Ubiratan Brito de Melo, presidente do Conselho Regional de Educação Física; o professor Marcelo Ferreira Miranda, presidente da Fundação de Desporto de MS; o professor Luíz Antonio Stoppa, delegado da FIEP regional; o professor João Batista Campagnani Pereira; a professora Edméia Pacheco, professora da Unigran; e o professor Jairo Ricardo, diretor da IS.

O docente da UCDB, Domingos Sávio da Costa, foi o primeiro presidente do Conselho de Educação Física, e explicou que o evento é muito importante para os acadêmicos, para que assim eles possam ver o quanto a profissão que escolheram é valorizada. “Esse evento é importante, pois justamente há 15 anos, quando o conselho foi constituído aqui, a posse da diretoria foi na UCDB. Nós inauguramos o anfiteatro da biblioteca e hoje estamos comemorando mais um ano de aniversário da Educação Física. Está presente aqui hoje os cursos da Unigran Capital, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Facsul, Uniderp, além UCDB, todos agregados com os professores e alunos em uma festa aqui na nossa instituição” disse ele.

Durante a palestra, ministrada pelo professor Rony Tschoeke, com o tema “O profissional de Educação Física no século XXI”, ele comentou como o profissional pode mudar a vida de uma pessoa. “A gente tem percebido algumas coisas em relação ao comportamento das pessoas, de um modo geral. Elas estão preguiçosas e com a alimentação cada vez pior e o que mais me preocupa é que daqui a pouco não teremos para quem dar aula por causa do sedentarismo. É aí que entra a importância do profissional de Educação Física na vida das pessoas: dar a elas a possibilidade de uma vida saudável”, comentou.

O presidente do Conselho Regional de Educação Física, Ubiratan Brito de Melo, ressaltou a importância do conselho para algumas conquistas alcançadas. “Conseguimos algumas conquistas graças ao sistema que completa agora dia primeiro 17 anos. Todos sabem que na nossa profissão até 1997, antes da regulamentação, não tinha todas essas conquistas que conseguimos depois da regulamentação, e não teríamos conseguido se não fosse por ela. Provavelmente a aula de Educação Física nas escolas nem seria obrigatória, essa é uma das conquistas que conseguimos. Conseguimos entrar também na área da saúde, somos considerados profissionais também dentro da área da saúde, e isso fez com que a nossa profissão crescesse”, relatou.

Além da palestra, foram homenageados 15 profissionais da área da Educação Física: Adriana Silva, Cândida dos Santos, Carlos Eduardo Watanabe, Diogo José Pereira, Domingos Sávio da Costa, Eliana de Matos Carvalho, Gilberto Ribeiro Araujo, João Batista Rocha, João Jair Sartorelo, João Serrou Bonfim, José Eduardo Amâncio da Mota, Jussara Loubert da Silva, Kellerman Luiz Figueiredo Zanotti, Luiz Carlos Arante, Cel. Rodnei Ribeiro Cebalhos.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3413.