Campanha de doação de sangue promovida por acadêmicas de Administração mobiliza comunidade

21/11/2016 - 7:00 - Graduação

Fonte: Natalie Malulei

Acadêmicas de administração que promoveram a campanha, durante a doação de sangue

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Doar sangue é um ato de solidariedade e uma forma real de salvar vidas. A maioria das pessoas, com certeza, já leu essa frase ou escutou, mas só se descobre a verdadeira importância dessa doação quando se precisa dela. Acadêmica de Administração da Católica, Flávia Renata Moreira Castro, 26 anos, passou por essa situação na família. No início de setembro, o pai dela precisou receber sangue após um acidente.

O fato serviu de inspiração durante uma aula da disciplina de ‘Gestão de projetos’ que integra a grade do 6º semestre de Administração da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Como trabalho final, a professora Me. Leila Cristina Gonçalves de Oliveira propôs que cada um dos 13 grupos elaborasse um projeto e Flávia sugeriu aos colegas para promoverem uma ação solidária e incentivarem doação de sangue. “Ela falou a proposta e eu gostei da ideia, pois tive um familiar que perdi, e na época ele também precisou receber doações, então, como já sabíamos da importância dessa atitude, topamos na hora”, explicou a acadêmica Jéssica Geaneci Vieira do Carmo, 23 anos, integrante do grupo de trabalho.

Foram dois meses de empenho da equipe. Flávia e Jéssica trabalharam junto com outras três acadêmicas no desenvolvimento do projeto: Taciane Alves Meza, 21 anos; Bruna Martins dos Santos, 23 anos; e Viviane da Silva Santos, 19 anos. Dessa forma surgiu a campanha ‘Doe Sangue, Doe Vida’ e o grupo decidiu promover a ação não só no ambiente acadêmico, mas também nas concessionárias do Grupo Enzo, onde a maioria das integrantes trabalha. 

No dia 18 desse mês, dia ‘D’ da campanha, dezenas de pessoas foram até o Hemosul, em Campo Grande, doar sangue após a divulgação das acadêmicas. Patrícia Ortega da Silva foi uma delas. A recepcionista aproveitou a oportunidade para fazer a doação pela primeira vez: “Através do projeto das meninas eu vi essa possibilidade de ajudar o próximo, um gesto muito importante para salvar vidas”.

Gregory Farias, técnico de diagnóstico na concessionária, sabe disso muito bem. Ele é motociclista, se envolveu em quatro acidentes de trânsito e em pelo menos duas vezes, precisou receber sangue. “Como eu já precisei de doação, sempre que posso venho doar também, por isso fiz questão de vir aqui participar dessa campanha”, contou. 

O Sindicato dos Bancários de Mato Grosso do Sul também se fez presente durante a ação e ajudou a promover a divulgação entre os integrantes. “Como a professora Leila, também é diretora do sindicato, ela nos convidou para participar da campanha e nós apoiamos a ideia com o intuito de promover a solidariedade”, explicou o presidente Edvaldo Barros.

A repercussão da campanha impressionou  as acadêmicas: “Fiquei emocionada por saber que as pessoas foram tocadas com ação, muita gente se mobilizou e veio, foi muito legal isso”, comemorou Viviane.  Para as universitárias, essa é a prova de que o trabalho foi executado de maneira correta. Elas explicaram também a importância de ter tido a oportunidade de desenvolver um projeto como esse ainda na graduação:  “Fez toda diferença esse trabalho porque na sala de aula a gente vê só a teoria e ao colocar na prática, aprendemos bem mais. Quando chegarmos no mercado de trabalho já vamos estar preparadas para elaborar um projeto, afinal de contas, não foi fácil, mas conseguimos”.

Para a professora Leila, que auxiliou durante toda a realização do trabalho e acompanhou as acadêmicas tanto nas aulas, quanto na elaboração do projeto, o resultado foi gratificante. “Eu estou realizada com esse e também com todos os outros projetos porque os alunos aprenderam o verdadeiro papel do administrador. Não basta só administrar uma empresa dentro de quatro paredes, precisamos ser gestores sim, mas também temos que ter responsabilidade social e diante do resultado apresentado, o grupo já está apto para auxiliar qualquer instituição na gestão de projetos”.